Testagem AIDS Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta sexta-feira (1º), Dia Mundial de Luta contra a AIDS, o Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV, serviço da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí, inicia a 20ª edição da Campanha Fique Sabendo. Assim, ao longo do mês, o CTA ampliará a testagem rápida para HIV e Sífilis. A ação disponibilizará exames e orientação em vários pontos da cidade.

Realizada em todo o Estado, a mobilização promove o acesso à testagem e ao diagnóstico de HIV e Sífilis. Além disso, viabiliza o tratamento precoce nos serviços de saúde e divulga as estratégias de prevenção ao HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

“Todos os anos, a data é celebrada em todo o mundo, como uma oportunidade para reforçarmos a importância do diagnóstico precoce para a qualidade de vida das pessoas e de expressar coletivamente mensagens de apoio, respeito e atitudes contra o preconceito que persiste ao longo dos anos”, ressalta a gerente do CTA, Grace do Prado Dan. O tema deste ano é “Na Luta contra a AIDS: Troque o preconceito pelo respeito!”.

Segundo o Boletim Epidemiológico HIV/AIDS do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 40.880 novas infecções por HIV em 2021. De 1980 até junho de 2022, o país soma 1.088.536 casos de HIV. Em relação à Sífilis, em 2022, foram contabilizados 322.631 casos.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, neste ano, Jundiaí notificou 136 casos de HIV e 309 de Sífilis. Em 2022, o ano todo, foram 171 de HIV e 285 de Sífilis.

Programação

Na sexta-feira (1º), a equipe do CTA realiza, das 10h às 14h, atividade de orientação e distribuição de material no entorno da Praça da Matriz, no Centro. No sábado (2), haverá testagem rápida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, das 8h às 11h.

Entre segunda (4) e sexta-feira (8), o CTA atende em horário ampliado, das 7h às 18h, para testagem rápida para HIV e Sífilis. O serviço fica na rua Palmira Cervi Bárbaro, 91, na Vila Hortolândia.

Na terça-feira (5), o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda recebe a exposição 40 anos de luta contra a AIDS. Além disso, entre os dias 13 e 14, o CECCO terá ações de orientação e entrega de materiais informativos, autotestes e preservativos.

[tdj-leia-tambem]