
Além de promover atividades gratuitas a toda população, o Mês da Promoção da Saúde, aberto oficialmente na quinta-feira (5), também serve para que a Prefeitura de Jundiaí faça um balanço das ações realizadas e as avalie em conjunto. Foi com este propósito que servidores e autoridades se reuniram no Paço Municipal.
“A realização de um mês dedicado à Promoção da Saúde, envolvendo todas as Unidades de Gestão da administração é uma forma de celebrar o trabalho que vem sendo desenvolvidos pelas equipes que têm trabalhado e conquistado avanços no setor para a cidade”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado, no encontro. “Muitos avanços foram conquistados e temos o que avançar em setores como a ampliação do atendimento da Atenção Básica, área que estamos investindo em melhorias da infraestrutura e implantação de sistemas mais resolutivos, acolhedores e humanizados”, avaliou.
Para o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Luiz Trientini, ao encontro da promoção da saúde, está a prática esportiva, e neste aspecto a cidade sai na frente. “Jundiaí oferece diversos espaços para que as pessoas possam buscar pela atividade que mais se interessam em realizar”, explicou.
Compartilhando conhecimento
Na próxima quarta-feira (11), o 1º Fórum de Práticas Integrativas Complementares da Saúde (PICS) reúne mais de 130 profissionais no auditório do Complexo Argos para discutir as ações já incorporadas à rede de Jundiaí e oferecer capacitação aos técnicos .
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Pâmela Cristina Mango, Jundiaí conta com 12 PICS implementadas nas redes e a meta é ampliar o atendimento na rede. “Temos média de 4 mil pessoas por mês que fazem as atividades na rede. Para ampliar os atendimentos já foi feita capacitação em auriculoterapia e a próxima será em lian gong”, detalha.
[tdj-leia-tambem]