Chineses saindo de aeroporto brasileiro
Ela estava em um assento próximo ao paciente confirmado com o Novo Coronavírus (Foto: Fepesil/TheNews2/Agência O Globo)

Uma moradora de Jundiaí está entre os nove passageiros monitorados pelas autoridades de saúde por ter viajado no mesmo voo do homem de 61 anos que foi confirmado como o primeiro caso do Novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil.

A Prefeitura de Jundiaí divulgou, nesta quinta-feira (27), uma nota informando sobre o estado de saúde da mulher que, até o momento, não apresenta nenhum sintoma característico da doença, como febre, tosse ou dificuldade respiratória. No entanto, ela deve ficar em observação durante 14 dias.

Segundo o secretário-executivo de Saúde de São Paulo, Alberto Kanamura, as pessoas que tiveram contato com o paciente contaminado são classificados como “contatantes não sintomáticos”.

O secretário-executivo ainda destaca que a população deve ficar em alerta, mas “não há razão para pânico”.

Segundo Helena Sato, diretora da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, outros quatro contatantes foram identificados em Porto Alegre (3) e Campinas (1).

Eles deverão permanecer isolados por 14 dias, que é o prazo para a doença se manifestar, segundo o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP).

A Prefeitura de Jundiaí ainda orienta que ao apresentar os sintomas, o paciente deve procurar o equipamento de saúde mais próximo.

Leia na íntegra a nota oficial da Prefeitura de Jundiaí:

Mantendo o padrão de transparência empregado pela gestão, bem como a forma proativa de trabalho, a Prefeitura de Jundiaí informa que a cidade conta com uma pessoa em observação para o Novo Coronavírus (COVID-19). A pessoa viajou no mesmo voo do primeiro caso confirmado da doença no Brasil (um homem de 61 anos, em São Paulo).

Até o momento a moradora de Jundiaí não apresenta os sintomas característicos como febre, tosse ou dificuldade respiratória.  Como preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), a pessoa está em observação pela equipe de Vigilância em Saúde de Jundiaí pelo período de 14 dias.

É importa frisar que a cidade não registra casos suspeitos, confirmados ou descartados da doença.

Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por diversos canais, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos ou particulares.

Para evitar a doença são indicadas as medidas já conhecidas e simples de higiene das mãos com água e sabão várias vezes por dia, evitar contato das mãos com os olhos, boca e nariz, usar lenço descartável para espirrar ou tossir e evitar locais aglomerados e sem ventilação. Em caso de suspeita, é fundamental buscar por Pronto Atendimento (PAs) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste ou equivalentes privados e se dirigir imediatamente à recepção, informar sobre os sintomas e ser encaminhado conforme o protocolo determinado”.

[tdj-leia-tambem]