Pai elogia UPA Vetor Oeste após seu filho ser atendido em emergência
Pai elogia UPA Vetor Oeste após seu filho ser atendido em emergência

O morador do Residencial Jundiaí, Donizete Lopes dos Santos, elogiou o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste, inaugurada em dezembro do último ano, após seu filho estar com fortes dores e ter sido atendido no mesmo instante.

“Ele teve uma dor muito forte nas costas, a respiração dele travou, não conseguia respirar. Foi bem desesperador na hora, porque não vinha oxigênio para o pulmão. Corremos para a UPA e o médico atendeu ele na hora”, afirmou.

Seu filho, Guilherme Lopes dos Santos, tem oito anos e pratica capoeira no próprio bairro. Por conta disso, teve um mal jeito nas costas, o que ocasionou a dificuldade de respiração.

“O médico pediu raio-x, examinou o pulmão e foi muito atencioso. Viu que não estava inflamado e não era nada demais. Meu filho até saiu dormindo do hospital, foi um alívio”, continuou.

[tdj-leia-tambem]

Como mora há três ruas da UPA, Donizete diz que preferiu levá-lo até lá ao invés de se dirigir ao hospital particular onde tem convênio. “A gente teria que atravessar a cidade ou ir para Itupeva, então foi uma mão na roda. Espero que em breve tenham mais UPAs na cidade. Não tenho do que reclamar”.

Atendimentos na UPA

Fachada da UPA Vetor Oeste (Foto: Divulgação)

Com funcionamento 24h, recentemente o espaço superou sua meta de atendimento de 9 mil pessoas por mês após sete meses de funcionamento, realizando quase 11 mil consultas médicas por mês, um aumento de 22%.

O índice se dá graças à resolutividade de 95% do equipamento, que atende a uma região de 140 mil pessoas, em urgência e emergência – pediatria, clínica médica e ortopedia –, exames de imagem e laboratoriais.

A ampliação no atendimento, de acordo com dados da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), é crescente desde o primeiro mês de funcionamento do equipamento de urgência e emergência, que iniciou o funcionamento com 6,3 mil consultas médicas em dezembro e chega a 10.923 no mês de junho.

Este não é o único parâmetro acima da meta determinada. Os procedimentos de enfermagem também superam a estimativa de 10 mil inicial. Entre dezembro a junho o número saltou de 16.180 para 24.043 procedimentos, ou seja, 48% a mais.