
A avaliação positiva dos serviços da rede de saúde de Jundiaí supera os 80%. Os dados são de uma pesquisa que pacientes responderam nos totens “Guardião da Saúde”, entre os meses de maio e agosto de 2022. A cidade conectou seus 15 equipamentos de saúde via internet, o que permite ao usuário registrar opiniões, críticas, elogios, sugestões e reclamações. A pesquisa ainda é sigilosa, sem a necessidade de identificação.
Dos 9.424 usuários que participaram da pesquisa, 85% indicam os serviços da Saúde da Prefeitura de Jundiaí para outras pessoas.
Além disso, o munícipe responde outras três questões. De acordo com a pesquisa, no quesito recepção, 81% avaliaram positivamente (56% ótimo e 25% bom). Em profissionais, a validação chega a 77% (54% ótimo e 23% bom). Já em limpeza, higiene e organização, as avalições boas somam 83% (54% ótimo e 29% bom).

Comunicação transparente
O sistema é um dos principais instrumentos de comunicação da população com a Prefeitura, apontando o que é necessário melhorar e o que está correto.
“Com base nessas opiniões, qualificamos os serviços, organizamos o atendimento e trazemos uma melhor forma de cuidar do usuário da nossa rede”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado. “A saúde é a nossa prioridade e, desde 2017, investimentos na melhoria da ambiência e em tecnologia, e também na implementação do atendimento humanizado, por meio de capacitações voltadas aos servidores e da ampliação do Programa Posso Ajudar. Pelo que indica a avaliação, estamos no caminho certo”, ressalta.
“Todas as indicações são recebidas em tempo real pela gestão. As pontuações negativas, ou seja, com indicativo de ruim – em torno de 7%, em média – são extremamente importantes e são analisadas pontualmente para que, de imediato, sejam feitas as intervenções com as equipes para a solução”, informa o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
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Facilidade
Para a dona de casa Priscila Regina Rodrigues Garcia, que utilizou o equipamento pela primeira vez na UBS Jundiaí Mirim, deixar sua avaliação foi importante. “Foi bom poder opinar e de um jeito tão fácil”.
“É uma ferramenta muito bacana para que fiquem sabendo na Prefeitura o que achamos do serviço e como fomos atendidos. Foi muito rápido fazer o meu registro”, também comentou a dona de casa Maria Regina Patelli.

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, ao todo, desde o início da operação do “Guardião da Saúde”, o sistema registrou 153.193 avaliações. Assim, a gestão divulgará o novo balanço no final do terceiro quadrimestre do ano.
Posso Ajudar
A UGPS, também dentro das ações que proporcionam qualificação ao atendimento, tem o Programa Posso Ajudar. Esse serviço se baseia na orientação feita por atendente qualificado para solucionar as dúvidas dos pacientes, antes ou após consultas ou procedimentos realizados.
Além das 35 UBSs, em locais como o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), a Academia de Saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), os atendentes recepcionam e acolhem os usuários, o que também otimiza o tempo de permanência nos serviços.
“É fundamental que o bom atendimento comece na porta de entrada do serviço e que o usuário possa monitorar a qualidade dos nossos serviços, indicando melhorias necessárias e apontando o que está dando certo. Desta forma, vamos melhorando cada vez mais as políticas públicas a partir de planejamento estratégico em saúde”, acrescenta a diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças da UGPS, Daniela Regina Tafarelo Zito.