
Neste mês, o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) celebra 15 anos ajudando mais de 8 mil pessoas a largar o vício no cigarro. A ação começou no 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo. Nesta data, todo o país reforça as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
Uma das pessoas que o PAIT em Jundiaí ajudou foi Claudia Buch, de 54 anos. E de acordo com ela, o programa não apenas ajudou no combate ao vício.
“Minha vida mudou. Minha autoestima está lá em cima, o que não tem preço. É um dos melhores programas que conheço, pois me acolheu, não me rotulou, mostrou que tenho uma doença e que preciso de ajuda. Faz um ano e oito meses que estou sem fumar.”

O atendimento do PAIT inclui, além de acompanhamento completo com encontros em grupos e atendimentos individualizados, medicamentos para os casos específicos. Neste ano, aproximadamente 200 pessoas já receberam ajuda nos grupos permanentes do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), no Complexo Argos e nas turmas formadas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Essa iniciativa é reconhecida como modelo de programa de controle do tabagismo. É um orgulho para Jundiaí. Nesses 15 anos de atividade do PAIT, tivemos o privilégio de oferecer a oportunidade para o fumante parar de fumar, reencontrar sua saúde, qualidade de vida e libertação da dependência do cigarro”, comemora o médico coordenador do programa, Carlos Costa.
Comemoração dos 15 anos de PAIT
Para marcar mais um aniversário, o PAIT realizará um evento aberto ao público no dia 29 de agosto, às 18h, no Complexo Argos (Avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens). O encontro contará com depoimentos de pessoas que caminham ou caminharam com o grupo e superaram o vício.
[tdj-leia-tambem]