Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar.

O primeiro grupo iniciará suas atividades na segunda-feira (13) na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, situada no Complexo Argos na Avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens, com encontros marcados para as 18h. Os próximos encontros serão na quinta-feira (16) na Unidade Básica de Saúde Morada das Vinhas, localizada na rua Uva Niágara, 699, às 14h; na sexta-feira (17) na UBS Eloy Chaves, na rua Carlos Veiga, 180, também às 14h; e finalizando no dia 29 de maio no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), na Avenida Carlos Salles Block, 74, às 14h.

Durante o programa, que consiste em oito sessões, os participantes terão acesso a uma combinação de intervenções coletivas e individuais. Se necessário, a equipe médica realizará a dispensação de medicamentos. O PAIT tem demonstrado resultados significativos no apoio aos indivíduos na luta contra o tabagismo, sendo considerado um modelo de controle da doença no Estado de São Paulo.

O coordenador do programa, o médico Carlos Costa, destaca a importância da iniciativa: “No dia 31 deste mês, celebramos o Dia Mundial sem Tabaco, uma data para refletirmos sobre os riscos associados ao uso do tabaco, que causa danos sociais, econômicos e ambientais, sendo a principal causa de morte evitável no mundo. Convidamos as pessoas a iniciarem desde já o processo de repensar seus hábitos de vida. O PAIT está de portas abertas. Esse é um bom momento para parar de fumar.”

Para participar do PAIT, os interessados devem levar o cartão de cadastro da UBS e o CPF. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4589-0161, que também atende por WhatsApp. Com 16 anos de operação e aproximadamente 10 mil pessoas auxiliadas, o PAIT de Jundiaí é reconhecido por sua eficácia e compromisso com a saúde pública.