
As Unidades de Gestão de Transporte e Saúde de Jundiaí criaram o programa Qualidade de Vida nos Terminais, como alternativa de serviço público de saúde. Na manhã de sábado (19), o projeto ofereceu ações gratuitas no Terminal Central.
A auxiliar administrativo, Gisele Barbosa Franco, aproveitou para fazer a aferição da pressão. “Achei super legal, porque, muitas vezes, a gente não tem tempo. E ainda fiquei tranquila sabendo que a minha pressão está boa.” Aposentada, Giovany Dias toma remédio diariamente para pressão alta, e também passou pela aferição da pressão. “A gente precisa cuidar da saúde, e enquanto o ônibus não chega, consegui passar pelo atendimento, que foi ótimo.”
A equipe também realizou verificação de carteira de vacinação e aplicação de doses, iniciativa elogiada pela Leliana Santos Lima, que trabalha como babá. “É maravilhoso estar no terminal e conseguir tomar vacinas, eu estava precisando já fazia um tempo, mas não estava conseguindo.”

Saúde bucal
As equipes de saúde bucal fizeram 56 avaliações de câncer bucal, e 546 orientações de higiene e escovação supervisionada. “Essa parceria entre a UGPS e UGMT tem a finalidade de levar os serviços de saúde à comunidade, fazendo o caminho inverso, ou seja, os atendimentos vão até as pessoas, em vez de elas procurarem os serviços. É uma ação muito significativa, ampliando as maneiras de acesso aos serviços de saúde e, nesse caso, aos usuários de ônibus”, comenta a apoiadora institucional do departamento de Atenção Básica da UGPS, Gleice Luiza.

Ações conjuntas
As Unidades de Gestão da Prefeitura têm desenvolvido cada vez mais ações conjuntas para oferecer serviços com qualidade, acessibilidade, e que atendem às necessidades dos moradores de diversas regiões do município. “É levar ao público, nesse caso, aos usuários de transporte coletivo, ações de saúde ligadas à prevenção de doenças. É uma parceria que atende às pessoas que têm dificuldade de ir aos locais onde são oferecidos esses serviços, sendo uma oportunidade, durante o deslocamento com o ônibus, de receberem orientações tão importantes para a qualidade de vida”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Em julho, as ações aconteceram no Terminal Hortolândia, até o fim deste ano, todos os demais terminais irão receber o programa.