‘Qualidade de Vida nos Terminais’ de Jundiaí é oportunidade para trabalhadores cuidarem da saúde

As Unidades de Gestão de Transporte e Saúde de Jundiaí criaram o programa Qualidade de Vida nos Terminais, como alternativa de serviço público de saúde. Na manhã de sábado (19), o projeto ofereceu ações gratuitas no Terminal Central.

A auxiliar administrativo, Gisele Barbosa Franco, aproveitou para fazer a aferição da pressão. “Achei super legal, porque, muitas vezes, a gente não tem tempo. E ainda fiquei tranquila sabendo que a minha pressão está boa.” Aposentada, Giovany Dias toma remédio diariamente para pressão alta, e também passou pela aferição da pressão. “A gente precisa cuidar da saúde, e enquanto o ônibus não chega, consegui passar pelo atendimento, que foi ótimo.”

A equipe também realizou verificação de carteira de vacinação e aplicação de doses, iniciativa elogiada pela Leliana Santos Lima, que trabalha como babá. “É maravilhoso estar no terminal e conseguir tomar vacinas, eu estava precisando já fazia um tempo, mas não estava conseguindo.”

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Saúde bucal

As equipes de saúde bucal fizeram 56 avaliações de câncer bucal, e 546 orientações de higiene e escovação supervisionada. “Essa parceria entre a UGPS e UGMT tem a finalidade de levar os serviços de saúde à comunidade, fazendo o caminho inverso, ou seja, os atendimentos vão até as pessoas, em vez de elas procurarem os serviços. É uma ação muito significativa, ampliando as maneiras de acesso aos serviços de saúde e, nesse caso, aos usuários de ônibus”, comenta a apoiadora institucional do departamento de Atenção Básica da UGPS, Gleice Luiza.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Ações conjuntas

As Unidades de Gestão da Prefeitura têm desenvolvido cada vez mais ações conjuntas para oferecer serviços com qualidade, acessibilidade, e que atendem às necessidades dos moradores de diversas regiões do município. “É levar ao público, nesse caso, aos usuários de transporte coletivo, ações de saúde ligadas à prevenção de doenças. É uma parceria que atende às pessoas que têm dificuldade de ir aos locais onde são oferecidos esses serviços, sendo uma oportunidade, durante o deslocamento com o ônibus, de receberem orientações tão importantes para a qualidade de vida”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Em julho, as ações aconteceram no Terminal Hortolândia, até o fim deste ano, todos os demais terminais irão receber o programa.