Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência.

O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atender casos de urgência e emergência, como:

  • Parada cardiorrespiratória
  • Hemorragia profunda
  • AVC
  • Acidentes com vítimas
  • Dor torácica (risco de infarto agudo do miocárdio)
  • Parto imediato
  • Tentativa de suicídio
  • Convulsões
  • Intoxicação por entorpecentes e medicamentos

Quando chamar o SAMU:

  • Em casos de risco iminente à vida.
  • Quando a vítima não consegue se locomover por conta própria.
  • Quando a situação exige atendimento médico imediato.

Como funciona o atendimento:

  • Ligue para o 192.
  • Informe ao atendente o nome, endereço, idade e motivo da ligação.
  • Responda às perguntas do médico regulador com calma e clareza.
  • Siga as instruções do médico regulador.

O que o SAMU não é:

  • Serviço de transporte de pacientes para consultas médicas e exames.
  • Serviço de remoção de patologia de baixa complexidade.
  • Chamadas desnecessárias e trotes prejudicam o trabalho das equipes do SAMU e podem colocar em risco a vida de pessoas que realmente precisam de atendimento.

“As vítimas atendidas podem ter agravos de natureza clínica, cirúrgica, traumática, pediátrica, psiquiátrica e obstétrica. É fundamental que a população entenda a destinação do serviço. O SAMU de Jundiaí está recebendo muitas ligações para efetuar o transporte de pacientes para consultas médicas e exames, e para serviço de remoção de patologia de baixa complexidade”, informa a gestora adjunta da UGPS e diretora do Departamento de Atenção Ambulatorial e Hospitalar, Daniele Cristina Evangelista.

Médicos reguladores na central de atendimento do SAMU em Jundiaí
Os médicos reguladores atendem todas as ligações e avaliam o melhor procedimento (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O médico coordenador médico do serviço em Jundiaí, Marcelo Okamura, observa que os protocolos de atendimento do SAMU são nacionais e o deslocamento das equipes acontece mediante a identificação pelo médico regulador. “Todos são atendidos e orientados. Contudo, os chamados desnecessários, assim como os trotes, prejudicam o trabalho. Solicitamos a conscientização da população sobre quando chamar pelo serviço”, frisa.

Desde sua implantação em 2005, o SAMU em Jundiaí tem realizado aproximadamente 1,5 mil atendimentos mensais, operando a partir de cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). A correta utilização deste serviço é crucial para garantir que aqueles em verdadeira necessidade recebam a assistência rápida e eficiente que requerem.