
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência.
O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atender casos de urgência e emergência, como:
- Parada cardiorrespiratória
- Hemorragia profunda
- AVC
- Acidentes com vítimas
- Dor torácica (risco de infarto agudo do miocárdio)
- Parto imediato
- Tentativa de suicídio
- Convulsões
- Intoxicação por entorpecentes e medicamentos
Quando chamar o SAMU:
- Em casos de risco iminente à vida.
- Quando a vítima não consegue se locomover por conta própria.
- Quando a situação exige atendimento médico imediato.
Como funciona o atendimento:
- Ligue para o 192.
- Informe ao atendente o nome, endereço, idade e motivo da ligação.
- Responda às perguntas do médico regulador com calma e clareza.
- Siga as instruções do médico regulador.
O que o SAMU não é:
- Serviço de transporte de pacientes para consultas médicas e exames.
- Serviço de remoção de patologia de baixa complexidade.
- Chamadas desnecessárias e trotes prejudicam o trabalho das equipes do SAMU e podem colocar em risco a vida de pessoas que realmente precisam de atendimento.
“As vítimas atendidas podem ter agravos de natureza clínica, cirúrgica, traumática, pediátrica, psiquiátrica e obstétrica. É fundamental que a população entenda a destinação do serviço. O SAMU de Jundiaí está recebendo muitas ligações para efetuar o transporte de pacientes para consultas médicas e exames, e para serviço de remoção de patologia de baixa complexidade”, informa a gestora adjunta da UGPS e diretora do Departamento de Atenção Ambulatorial e Hospitalar, Daniele Cristina Evangelista.

O médico coordenador médico do serviço em Jundiaí, Marcelo Okamura, observa que os protocolos de atendimento do SAMU são nacionais e o deslocamento das equipes acontece mediante a identificação pelo médico regulador. “Todos são atendidos e orientados. Contudo, os chamados desnecessários, assim como os trotes, prejudicam o trabalho. Solicitamos a conscientização da população sobre quando chamar pelo serviço”, frisa.
Desde sua implantação em 2005, o SAMU em Jundiaí tem realizado aproximadamente 1,5 mil atendimentos mensais, operando a partir de cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). A correta utilização deste serviço é crucial para garantir que aqueles em verdadeira necessidade recebam a assistência rápida e eficiente que requerem.

 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		