Farmácia do Hospital São Vicente recebe novo equipamento. (Foto: Divulgação)
Farmácia do Hospital São Vicente recebe novo equipamento. (Foto: Divulgação)

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) recebeu um evoluído equipamento de unitarização e fracionamento de medicamentos, modelo Opus 30. Ele será responsável por 70% das atividades que atualmente são feitas de forma manual pela equipe de Farmácia do Hospital, tais como separação, identificação, porcionamento, validade e lote dos mais de 250 mil medicamentos utilizados pelo hospital a cada mês.

A doação aconteceu nesta semana pela Opuspac Ltda, com fábrica em Louveira. A empresa é especialista em soluções para fluxo logístico hospitalar, robótico e integrado, que fabrica e vende equipamentos em 18 países.

A responsabilidade e a relevância do setor de farmácia dentro de um hospital são amplos, uma vez que o departamento é responsável por montar, cada kit de medicação destinado a cada um dos pacientes internados. 

“O processo tem de ser preciso e eficaz, qualquer falha pode comprometer a segurança do paciente”, relata a supervisora de farmácia, Michele Driele Lionel de Souza. 

Para o diretor da Opuspac, Victor Basso, este é um momento de solidariedade. “Neste período de grande crise, nós como empresários brasileiros, temos o dever de sensibilizarmos com o setor hospitalar”, declarou.

Como funciona

O equipamento possui cinco discos que permitem o fracionamento de comprimidos, ampolas, frascos pequenos e blísteres em diferentes tamanhos de embalagens. Os medicamentos saem da máquina embalados em plásticos individuais já etiquetados, com informações como nome do medicamento, dosagem, validade, lote e forma de usar (oral, intravenosa etc.). 

A máquina realiza 2.600 unitarizações por hora, além de ser fácil de operar.

[tdj-leia-tambem]