
Nesta quinta-feira (24), voluntárias do projeto ‘Oncopultura’ estiveram no Hospital São Vicente de Paulo (HSV) para participar das ações do Outubro Rosa, organizadas pelo Instituto de Oncologia Marcello Fanelli.
As profissionais aplicaram nas pacientes a técnica de acupuntura chamada auriculoterapia, que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, onde todo o corpo é representado por um “mapa”.
“O procedimento é feito com sementes e tem resultado imediato. O objetivo é suavizar os sintomas que a quimioterapia causa, como náuseas, fadiga, baixa imunidade, medo e ansiedade”, explica a acupunturista e homeopata, Fernanda Medrano.
Emilia Emico Hono, 69 anos, faz tratamento há cinco meses e está emocionada com o carinho dos voluntários. “Foi um choque descobrir a doença. Já fiz a cirurgia e agora é só continuar o tratamento na quimioterapia e radioterapia. Estou muito emocionada, essas atividades levantam nosso astral de um jeito inexplicável”.

“Nós contamos também com o apoio da ONG Coração Fraterno de Itupeva, que confecciona almofadas de apoio para o braço após a retirada da mama. É gratificante demais estar aqui, aliviando um pouco da dor e transformando o dia delas”, finaliza Fernanda.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		