
A Vigilância em Saúde Ambiental da Prefeitura de Jundiaí reuniu técnicos de zoonoses e da vigilância epidemiológica da Região de Jundiaí. O tema da conversa foi “biologia e controle de pombos”.
Participaram da reunião técnicos representando Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira, Jarinu e Várzea Paulista, Vinhedo e Itatiba.
Para falar sobre o tema, a VISAM convidou o analista em saúde e biólogo, Gladyston Carlos Vasconcelos Lopes. Gladyston é coordenador do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantropica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de São Paulo (COVISA/SMS).
[tdj-leia-tambem]
“Os pombos se adaptaram a viver muito bem nos centros urbanos, o que tem profunda relação com o hábito de muitas pessoas de alimentá-los ou descartar os resíduos alimentares de forma inadequada”, destaca o coordenador da VISAM, Luis Gustavo Grijota Nascimento. “São aves que podem estar envolvidas na transmissão de algumas doenças e é importante analisarmos o cenário da nossa região de maneira conjunta. Além disso, a ideia é sempre ouvirmos boas práticas, como as adotadas em São Paulo, que possam subsidiar nosso trabalho que tem como foco a prevenção e o controle das zoonoses”.
De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, ao longo do ano, os técnicos também abordaram temas como leishmaniose visceral canina e esporotricose felina.