Vacina em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Saúde de Jundiaí (UGPS) liberou, temporariamente, a vacina meningocócica C para professores e agentes da educação. A seleção do grupo se deve ao contato permanente destes profissionais com as crianças em sala de aula. A imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jundiaí, de segunda a sexta-feira.

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, a iniciativa é válida para profissionais da rede municipal, estadual e particular. Para receber a imunização, deve-se levar um documento para comprovação que trabalha na rede de ensino, além de documento com foto.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Os principais sinais e sintomas são febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele.

“A meningite é uma doença grave e tem transmissão pelas vias respiratórias. É fundamental que os professores e agentes de educação busquem a imunização para proteção própria, dos familiares e amigos, além das crianças da escola”, afirma a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente.

Demais vacinas

Além disso, também estão disponíveis nos equipamentos de saúde as demais vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização, para crianças, adolescentes e adultos, além das doses contra Covid-19, inclusive a Pfizer bivalente, e a vacina contra Influenza para a população a partir de seis meses.

[tdj-leia-tambem]