
Na quinta-feira (3), o Ministério da Saúde anunciou uma novidade que deve contemplar 500 mil mulheres apenas neste ano: o Implanon será fornecido de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Implanon é um implante hormonal contraceptivo subcutâneo de longa duração, funcionando com a liberação de etonogestrel – hormônio sintético, similar à progesterona. O método é considerado vantajoso em relação aos demais.
Atualmente, o medicamento, que tem duração de até três anos no organismo, está disponível apenas na rede privada com valor de R$ 2 mil a R$ 4 mil.
Próximos passos
A pasta informou que a portaria que oficializa a incorporação do contraceptivo no SUS deve ser publicada nos próximos e, a partir da data de publicação, o ministério terá 180 dias para organizar oferta, diretrizes, aquisição, distribuição, capacitação e habilitação de profissionais para realização do procedimento.
Até 2026, o Ministério da Saúde pretende distribuir até 1,8 milhão de implantes em todo Brasil.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4