
As temperaturas baixaram na região e como consequência a tendência é o aumento nos casos de sintomas gripais, por isso, a Unidade Sentinela do Jardim do Lago, em Jundiaí, ampliará o atendimento de síndrome gripal para crianças e adolescentes. A unidade do Jardim do Lago é referência na região em atendimento adulto com sintomas gripais.
“O acréscimo à rede de atendimento é mais uma medida adotada pela Prefeitura de Jundiaí para garantir acesso aos cuidados de maneira rápida e eficiente”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.
A princípio, o atendimento pediátrico de síndromes gripais em Jundiaí era realizado no Pronto Socorro do Hospital Universitário (HU) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O atendimento na Unidade Sentinela conta com exames RT-PCR – identificação do vírus ativo no organismo, realizado de acordo com o período entre 3 a 8 dias após início dos sintomas -, realizados após a indicação médica. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
“A média de atendimento na última semana foi de 12 crianças por dia na Unidade Sentinela Jardim do Lago. O volume deve aumentar em decorrência do período e características do clima mais frio. O objetivo da criação do espaço dedicado às crianças e adolescentes é mais uma forma de acelerar o atendimento daqueles que têm menos de 18 anos”, comenta a Diretora de Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS) Andreia Pinto de Souza.
[tdj-leia-tambem]