
O programa ‘Avança Jundiaí’ investiu R$ 3 milhões na obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Hortolândia, que está paralisada desde 2017. O espaço receberá o modelo de atendimento resolutivo da Clínica da Família, com unidade pré-hospitalar 12 horas, ofertas de exames e análises clínicas.
De acordo com o prefeito Luiz Fernando Machado, o prédio que antes abrigaria o equipamento passou por readequações para receber a estrutura pensada em alta resolutividade.
“Será o mesmo sistema que zerou filas de espera para raio-x e ultrassom para uma região com mais de 140 pessoas, será implementado na Vila Hortolândia, em um espaço construído exclusivamente para o atendimento em saúde, acessível e humanizado”, detalha.
A obra está em fase de orçamento pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e tem todos os projetos já concluídos. Logo depois, será encaminhada a abertura de licitação para construção.
O prédio terá dois andares, sendo o térreo destinado para atendimento da unidade pré-hospitalar, com acesso exclusivo, inclusive com entrada para ambulâncias.
A unidade pré-hospitalar contará com capacidade para 1 mil ultrassons disponíveis, 2 mil raio-x e 350 eletrocardiogramas para moradores da região, garantindo a resolutividade de 95%.
“Por lá (PA Hortolândia, passam, atualmente, cerca de 7 mil pessoas por mês. A expectativa é que o movimento, com o novo modelo de atendimento seja de 9 mil pessoas por mês”, afirma o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.
Já a Clínica da Família, localizada no primeiro andar, terá elevador e entrada exclusiva, 13 consultórios genéricos (atendimento médico e enfermagem), 3 consultórios odontológicos, ampla sala de espera, pós-consulta, sala de vacina, de procedimentos, coleta, gerência, sala de reunião e sala de multiuso, com capacidade para 30 mil usuários diretamente.