Vacinação_Covid-19_em_Crianças-compressed
Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista

A partir de 2024, a imunização contra a Covid-19 fará parte do Calendário Nacional de Vacinação. A recomendação priorizará crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da doença. A inclusão já passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI).

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressalta que todos os imunizantes têm eficácia e segurança comprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, seguem orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para aplicação. “As vacinas passam por um rigoroso processo de estudo de qualidade antes de serem incorporadas ao SUS”, acrescenta.

Covid-19 no Brasil

O Brasil segue a tendência observada mundialmente e registra oscilação no número de casos de Covid-19. De acordo com informações do último Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), há crescimento de casos na população adulta do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, reforça que a Covid-19 é uma doença imunoprevenível, ou seja, pode-se prevenir com a vacina. “Há um conjunto de doenças definidas dessa forma, como o sarampo, a coqueluche, a influenza e a Covid-19 também passou a integrar o Departamento do Programa Nacional de Imunizações. A Covid-19 é uma doença de constante monitoramento, requer atenção e por isso temos fortalecido as ações de prevenção por meio do Movimento Nacional da Vacinação”, explicou.

A vacina é a principal medida de combate ao vírus e às formas graves da doença. Hoje, o imunizante está disponível gratuitamente no SUS para toda a população acima de 6 meses de idade. Maiores de 18 anos, que já tomaram ao menos duas doses da vacina, devem receber uma dose de reforço da vacina bivalente. Pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal ou estão com alguma dose de reforço em atraso podem atualizar a caderneta nas unidades de saúde.

[tdj-leia-tambem]