
Jundiaí iniciou, nesta segunda-feira (2), o primeiro dia da Campanha Nacional de Multivacinação 2023. A campanha segue até o dia 31 de outubro, em todas as UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família da cidade, com aplicação das doses no horário das salas de vacinação dos equipamentos.
De acordo com a gestão de Saúde, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal, atualizando as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. “Desde 2015, o Brasil registra queda de coberturas vacinais. Doenças como a paralisia infantil retornaram em países como os Estados Unidos e Israel”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), enfermeira Maria do Carmo Possidente.
De acordo com a enfermeira, neste ano, nenhuma vacina atingiu o percentual de cobertura indicado, de 95%, em Jundiaí. “Os vírus estão circulando e é fundamental evitarmos a volta de doenças que podem deixar sequelas e matar.”
Romina Polo, mãe da pequena Alice, de quatro meses, levou a pequena para imunização nesta segunda. “Vacinando a nossa filha, nós ajudamos o próximo. Ela fica protegida e outras crianças também”.


A mesma preocupação fez a mãe de Enry Daniel procurar o serviço no Jardim Tamoio. “Eu faço questão de deixar todas as vacinas em dia, porque sei o quanto isso é importante para a qualidade de vida dele. Temos sorte de ter as doses disponíveis, sem custo e perto de casa”, ressaltou Ana Kely da Silva. “Espero que outros pais tragam seus filhos”, acrescentou.
Dia D
Neste sábado (7), Jundiaí realizada o Dia D. Das 9h às 16h30, tanto as vacinas que compõem o calendário nacional de imunização, como as doses contra Covid-19 e Influenza (gripe) serão aplicadas nos endereços:
- UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/nº);
- UBS Rami (rua Cica, 1345);
- Nova UBS Santa Gertrudes (rua Alice Guimarães Pelegrini, 780);
- Clínica da Família 2 Almerinda Chaves (rua José Ribeiro Barbosa, 20);
- Clínica da Família Hortolândia (rua Campinas, 58);
- Nova UBS São Camilo (rua Pedro Ravanhani, 298).
Enquanto isso, no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping, haverá vacinação das 11h às 17h. Além disso, ao longo do mês, as equipes da saúde também percorrerão as escolas municipais de Educação Infantil para aplicação das doses, na presença dos pais.