
A volta às aulas é época de muita ansiedade e expectativa para pais, professores e, claro, para as crianças. No entanto, para garantir um retorno seguro e saudável aos estudos, é fundamental que todos estejam imunizados contra doenças preveníveis por vacinas.
Com a vacinação contra doenças como Covid-19, poliomielite, sarampo, gripe – dentre outras – ter a caderneta de imunização atualizada é muito importante para a segurança individual e coletiva. Isso porquê a vacinação completa é um dos principais caminhos para o aumento da imunidade em massa.
Contudo, as taxas de vacinação não estão atingindo as metas nacionais nos últimos anos, em especial quando se trata do público infanto-juvenil. De acordo com dados do DataSUS, a cobertura vacinal contra a poliomielite, por exemplo, caiu de 98% para 70,2% entre 2015 e 2022. Além disso, a imunização da tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) diminuiu de 96% para 74%, enquanto a pentavalente (coqueluche, hepatite B, difeteria, tétano e Hameophilus influenza) atingiu a marca de apenas 70,6%, ante os 96,3% registrados até 2014.
Por que a vacinação é tão importante para crianças?
As vacinas são a forma mais eficaz de prevenir doenças graves e até mesmo fatais em crianças. Além disso, elas também ajudam a proteger a comunidade como um todo, evitando a disseminação de doenças.
[tdj-leia-tambem]
Quais vacinas indicadas para crianças antes da volta às aulas?
Antes de voltar à escola, é importante que as crianças estejam com o calendário de vacinação em dia. Algumas das vacinas mais indicadas para crianças são: sarampo, rubéola, caxumba, varicela, HPV, entre outras. No entanto, é importante consultar um médico pediatra para verificar qual o melhor plano de vacinação para cada caso.
Como garantir a vacinação das crianças antes da volta às aulas?
A vacinação pode ser feita em postos de saúde, clínicas particulares ou consultórios de pediatria. É importante levar a carteira de vacinação da criança e verificar se há alguma pendência para ser atualizada. Em alguns casos, pode ser necessário marcar uma consulta com antecedência.
Em Jundiaí, o site da Prefeitura disponibiliza uma lista de vacinas recomendadas para as crianças, e o calendário atualizado de onde e quais vacinas receber na cidade, independente da idade.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		