Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí percorre todas as regiões da cidade para vistoriar, até a próxima semana, cerca de quatro mil imóveis. A ação permite identificar os riscos de casos e surtos de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika na cidade. Durante a vistoria, a equipe analisa quintais, vasos de plantas e quaisquer objetos que possam acumular água.

“Essa é a segunda amostragem anual para chegarmos ao Índice de Breteau (IB), levantamento que avalia a relação entre os criadouros com larvas de Aedes aegypti e os imóveis vistoriados”, informou o coordenador da VISAM, Luis Gustavo Grijota Nascimento. “A partir do IB, conseguimos mapear áreas com maior existência de objetos passíveis de se transformarem em criadouros e, consequentemente, maior risco para população, e planejar ações dentro do nosso programa de prevenção de arboviroses”.

Portas abertas

Além disso, a população é conscientizada sobre a importância de adotar atitude proativa para evitar o problema. Na Colônia, nesta quarta-feira (4), o estagiário Matheus de Oliveira fez questão de abrir o portão.

“Eu nunca tive dengue, mas um conhecido teve e é uma doença muito ruim. Mantemos tudo em ordem, mas é bom receber a visita dos técnicos para verificar se realmente está tudo certinho”, comentou.

O aposentado Pedro Honório da Silva também destacou a importância da ação. “Não é a primeira vez que abro a minha casa para vistoriarem. É bom estarmos todos de olho”, ressaltou.

Neste ano, de acordo com o último boletim de arboviroses, Jundiaí registrou 1.049 casos de dengue (896 autóctones e 153 importados), com uma morte pela doença em abril, e quatro casos de chikungunya.

As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental, que estão percorrendo os bairros, estão com identificação e acompanhadas por veículos oficiais. Qualquer dúvida, entre em contato nos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350.

[tdj-leia-tambem]