Vigilância Sanitária de Jundiaí realiza nebulização contra arboviroses na Vila Hortolândia
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Para conter o avanço da dengue em Jundiaí, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), realizou nebulização veicular na Vila Hortolândia, na manhã desta segunda-feira (24). A princípio, a região registra transmissão da doença. A ação passou por mais de 30 quarteirões no bairro.

O equipamento libera inseticida, com o objetivo de atingir e matar o Aedes aegypti em sua fase adulta. A aplicação no bairro se dará em três dias consecutivos e, nesta terça (25) e quarta-feira (26), o veículo retorna, às 6h.

“A nebulização atinge o Aedes, que também causa a zika e a chikungunya, no peridomicílio, ou seja, no local em que ele faz o repouso, como nos muros e nas árvores. É mais uma iniciativa que estamos adotando para reverter o cenário que é preocupante”, explica a biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva.

De acordo com o último boletim de arboviroses, Jundiaí registrou, entre os dias 1 e 19 de abril, 305 casos de dengue na cidade. Desses, 224 autóctones e 81 importados, e dois casos importados de chikungunya.

[tdj-leia-tambem]

“Estamos atuando de forma intensa para conscientizar a população a ter uma atitude proativa para contermos a transmissão de dengue. Mais essa estratégia está sendo necessária, porque as pessoas ainda continuam deixando criadouros para o Aedes aegypti. A nebulização não atinge as formas imaturas, isto é, as larvas, sendo fundamental o comprometimento da população com a prevenção.” acrescenta a biomédica.  

Moradora do bairro, a cozinheira Berenice Venâncio destacou a importância de ver mais essa iniciativa no combate à dengue. “Eu tenho muito medo de ser picada. Fico mais tranquila em ver essa ação, mas também sei que tenho que fazer a minha parte e cuidar do meu quintal e da minha casa”, salientou.

Orientação

Durante a passagem do veículo com a nebulização, a recomendação é para que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação.