Foto de amostras sendo analisadas
Mulher viajou para Itália e retornou para o Brasil na última terça-feira, 25 de fevereiro (Foto: Marcelo Brandão/Agência Brasil)

Neste domingo (1º), a Prefeitura de Vinhedo informou que foi registrado o primeiro caso de suspeita de coronavírus. A paciente trata-se de uma mulher de 63 anos.

Ela esteve na Itália e retornou para o Brasil na última terça-feira (25), apresentou sintomas na quinta-feira (27) e foi atendida no Hospital Galileo, em Valinhos (SP).

O caso foi reportado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo no sábado (29). A paciente recebeu alta e está em isolamento domiciliar, junto com seu marido, que foi classificado como assintomático.

O caso não tem relação com as pessoas que tiveram contato com o primeiro caso confirmado no Brasil. Segundo a Prefeitura, dois adultos e uma criança que, no final de semana anterior, estiveram com um homem de São Paulo que teve o diagnóstico da doença, ainda seguem em monitoramento, no entanto até o momento elas não apresentaram os sintomas da doença.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Vigilância Epidemiológica, tem seguido todos os protocolos definidos pelo Ministério de Saúde. Pacientes com sintomas da doença podem procurar os serviços de Saúde do município.

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, reforça à população que não há motivos para pânico. Profissionais de Saúde do município foram treinados especificamente para lidar com a possibilidade da chegada deste novo vírus.

As medidas preventivas não só para o coronavírus, mas para toda e qualquer infecção respiratória, são boas práticas de higiene (lavar as mãos com água e sabão, uso do álcool gel, evitar aglomerações, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, evitar tocar os olhos nariz e boca com as mãos).

O coronavírus apresenta quadro que pode variar de leve a moderado, semelhante a um resfriado, com sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar.

[tdj-leia-tambem]

Fonte: Jornal de Vinhedo