Setembro amarelo: Pesquisas por burnout e sintomas cresceram 37% em 2024
Connect with us

Saúde

Setembro amarelo: Pesquisas por burnout e sintomas cresceram 37% em 2024

Crescimento nas buscas e casos de burnout revelam urgência em debater a saúde mental no ambiente de trabalho

Published

on

Atualizado há

As buscas online pela síndrome e seus sintomas cresceram 37% no Brasil, de janeiro a julho de 2024, conforme levantamento da Medprev sobre Burnout. O aumento significativo em relação ao mesmo período de 2023 reforça a urgência de abordar o tema durante o Setembro Amarelo, mês em que a conscientização da saúde mental está em destaque.

O burnout é conhecido como síndrome do esgotamento profissional e afeta cada vez mais pessoas. Com a crescente demanda por informações, os dados mostram que a população está mais alerta para os sinais da condição, muitas vezes deixada de lado até que ocorram episódios graves.

Segundo o Google Trends, o interesse pela síndrome de burnout em 2024 atingiu níveis históricos no país, sendo o maior em regiões como Distrito Federal, São Paulo e Acre.

O aumento das buscas coincide com a alta nos diagnósticos e licenças de trabalho por esgotamento. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou 421 afastamentos por burnout em 2023, o maior número em uma década.

Por que aumentaram os casos e o interesse em saber sobre burnout?

A pressão por produtividade e as condições precárias em diversos setores evidenciaram o crescimento dos diagnósticos com o burnout passando a ser mais reconhecido como uma condição séria que afeta a saúde mental dos trabalhadores.

Em 2023, por exemplo, o número de afastamentos relacionados à síndrome já era 136% maior do que em 2019, antes da pandemia. O que mostra que mesmo antes do período emblemático, já estava em crescimento.

A notoriedade sobre o distúrbio também pode estar relacionada com sua inclusão entre as doenças relacionadas ao trabalho, sendo publicada na Portaria 1.999/2023, no Grupo V da CID-10.

Os sintomas mais pesquisados

Entre os sintomas de burnout mais pesquisados em 2024 estão cansaço extremo, dificuldade de concentração e insônia. Sinais esses que refletem o impacto direto do esgotamento mental no dia a dia do trabalhador.

O cansaço persistente afeta até mesmo quem tem uma rotina de sono aparentemente normal. Já a dificuldade de concentração prejudica tanto a vida profissional quanto a pessoal, na capacidade de tomar decisões e realizar tarefas simples.

A insônia por sua vez também é um sintoma comum, resultado do estresse constante e alimentando a sensação de cansaço e falta de realização.

Com isso, muitos relatam que não conseguem “desligar” a mente após o expediente, o que interfere na qualidade do sono e, por consequência, na disposição física e mental para trabalhar.

É possível ter diagnóstico precoce?

Geralmente, o primeiro profissional a ser procurado é o clínico geral, que faz a triagem inicial e encaminha o paciente para especialistas, como psicólogos e psiquiatras. O diagnóstico precoce serve para impedir o avanço dos sintomas e garantir que o paciente tenha o suporte necessário para lidar com o problema o quanto antes visto que se cada um terá uma forma de manifestação, agravando mais um ou outro sintoma.

Que de modo geral, alguns deles são:

  • Cansaço extremo
  • Dificuldade de concentração
  • Insônia
  • Irritabilidade
  • Desmotivação
  • Isolamento social
  • Sensação de fracasso
  • Baixa produtividade
  • Dores de cabeça e musculares
  • Alterações no apetite

Com o crescimento dos casos, houve também uma maior atenção e busca por medidas, como em julho de 2023, quando a Câmara dos Deputados aprovou a inclusão da síndrome no SUS, que garante ao paciente acompanhamento psicológico, avaliação médica, além das várias campanhas educativas sobre os riscos da sobrecarga de trabalho.

Como empresas e colaboradores podem prevenir o burnout

As empresas podem adotar práticas que reduzam o estresse no ambiente de trabalho como flexibilizar horários, permitir pausas e oferecer programas de bem-estar para evitar o esgotamento que é muitas vezes iminente.

Em alguns casos, até propor treinamentos sobre saúde mental e diálogos abertos sobre a carga de trabalho também podem melhorar o ambiente profissional, pois muitas pessoas ainda não levam a sério a condição e podem considerar comum certos níveis de estresse gerados no ambiente de trabalho.

Já os colaboradores precisam estabelecer limites claros entre vida pessoal e profissional, incluindo se desligar completamente do trabalho fora do horário de expediente e, se preciso, reservar tempo para atividades de lazer.

Com o aumento nas pesquisas por burnout em 2024, é possível notar um alerta para a necessidade dos cuidados com a saúde mental, especialmente no Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicidio e conscientização da população sobre os transtornos mentais.

Fonte: Medprev (Procura por burnout e seus sintomas aumenta 37% em 2024)

Saúde

Campanha de conscientização sobre retinoblastoma começa hoje

Published

on

Close-up de olhos de uma criança, destacando a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma infantil.
Foto: Canva

A terceira edição da campanha De Olho nos Olhinhos tem início hoje (21), com o objetivo de conscientizar a população sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma, um dos tipos mais comuns de câncer ocular em crianças de 0 a 5 anos. Esta mobilização de alcance nacional será realizada em 44 shoppings de 30 cidades brasileiras, com a participação de…

Continue Reading

Saúde

Enzo está 100% saudável após doação de medula óssea

Pedro, irmão gêmeo de Enzo, foi seu doador de medula óssea. “A alegria de saber que eles são unidos desde o ventre até a medula é uma grandeza de Deus”, comemora a mãe

Published

on

À esquerda, Enzo em tratamento para receber a doação de medula óssea; à direita Enzo pós-transplante.
Enzo está curado e saudável (Foto: Arquivo pessoal)

Neste sábado, 21 de setembro, é comemorado o Dia do Doador de Medula Óssea e não poderíamos relembrar a história de Enzo e seu irmão gêmeo, Pedro, que foi o seu doador de medula óssea.  Enzo enfrentou uma batalha entre 2019 a 2020 contra a leucemia, quando tinha apenas 5 anos, passando pelo Grendacc, hospital referência em oncologia infantil de…

Continue Reading

Saúde

Parceria entre Hospital São Vicente e AC Camargo eleva qualidade dos diagnósticos em Jundiaí

Contrato firmado prevê uma redução de 33% no tempo de entrega dos resultados

Published

on

Amostra de exame sendo coletada em sala do Hospital São Vicente, em Jundiaí.
Exames são realizados por meio de coleta de amostras biológicas (Foto: Divulgação/ HSV)

O Hospital São Vicente (HSV) de Jundiaí comemora mais uma parceria com o A.C Camargo Câncer Center, referência nacional no tratamento oncológico, para a realização de exames anatomopatológicos e de imuno-histoquímica.  A nova parceria representa um avanço significativo na qualidade e na agilidade dos serviços oferecidos pelo Hospital São Vicente, especialmente no diagnóstico de doenças complexas como o câncer.  “Esses…

Continue Reading

Saúde

Vacinação infantil contra Covid-19 é retomada em Jundiaí com novo estoque

A vacinação para o grupo prioritário ocorre em seis locais, exclusivamente por agendamento

Published

on

Vacinação em Jundiaí está sendo realizada para crianças.
Para população a partir de 12 anos que faz parte do grupo prioritário, a dose aplicada será individual (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O estoque de vacina contra a Covid-19 de Jundiaí foi reabastecido nesta terça-feira (17) e a aplicação das doses foi retomada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e para crianças de 5 a 11 anos que pertencem aos grupos prioritários. A informação foi confirmada em nota divulgada pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). …

Continue Reading

Bem-estar

Confira como evitar infecções oculares com lentes de contato em clima seco

Para prevenir infecções oculares, recomenda-se o uso de solução higienizadora de dupla ação com 0,6% de peróxido de hidrogênio.

Published

on

O uso inadequado de lentes de contato pode resultar em infecções oculares
Foto: Canva

Mais de 3 milhões de pessoas utilizam lentes de contato no Brasil, e o crescente número de usuários tem levado a um aumento na incidência de ceratite infecciosa. Esta inflamação da córnea, a lente externa do olho, é especialmente preocupante devido ao clima seco predominante. A baixa umidade contribui para a evaporação acelerada das lágrimas, deixando os usuários mais suscetíveis…

Continue Reading
Advertisement