
Antes mesmo do início oficial do inverno, previsto para 20 de junho, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) já avançam em várias regiões do Brasil, com impacto direto no aumento das internações hospitalares. Em Jundiaí (SP), a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) faz um alerta à população sobre a importância dos cuidados básicos para a prevenção dessas doenças.
Segundo dados oficiais, Jundiaí registrou, em 2025, um total de 341 internações de moradores por SRAG, sendo que 232 hospitalizações ocorreram entre 1º de abril e 20 de maio, o que representa mais de 68% do total. A circulação simultânea de vírus como Influenza, Covid-19 e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) agrava ainda mais a situação.
“A situação do País é crítica. Os quadros deste ano estão evoluindo com mais gravidade e insuficiência respiratória, principalmente em crianças e idosos, pressionando as redes hospitalares pública e privada. Cidades como Piracicaba já decretaram Estado de Emergência. Guarulhos também lançou uma nota sobre a situação do Município. Diariamente, avaliamos a situação para a adoção de medidas antecipadas. Diante desse quadro é fundamental, também, que a população tome os cuidados necessários para evitar a transmissão das doenças respiratórias”, alerta a gestora de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci.
[tdj-leia-tambem]
Como prevenir as Síndromes Respiratórias
As síndromes respiratórias são transmitidas principalmente pelo contato com secreções respiratórias ao falar, tossir ou espirrar, além de superfícies contaminadas.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Flávia Pagliarde Cerezer, reforça as orientações para a prevenção:
- Lavar as mãos com frequência;
- Manter ambientes bem arejados;
- Seguir a etiqueta respiratória, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar;
- Utilizar máscaras em caso de sintomas, especialmente em unidades de saúde.
“Orientamos também que os pais evitem a exposição dos bebês a locais com muita aglomeração e as visitas de pessoas que estejam com sintomas respiratórios”, destaca Flávia.
Vacinação contra a gripe está disponível em todas as UBSs
A vacinação é uma das principais estratégias de prevenção. O imunizante contra a gripe é atualizado anualmente, sendo eficaz contra os principais vírus em circulação. Em Jundiaí, a vacina está disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade, durante toda a semana, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família.
“Chamamos a atenção, principalmente, dos grupos mais vulneráveis, como os idosos, as crianças e as gestantes, para procurarem os serviços de saúde o quanto antes para receber a dose. Temos UBSs que funcionam, inclusive, em horário estendido para atender a população. A vacina é comprovadamente eficaz para prevenir as hospitalizações e os óbitos causados pela Influenza”, complementa Flávia.
Rede de atendimento para casos suspeitos
Em caso de sintomas gripais leves, a orientação é procurar atendimento nas UBSs e Clínicas da Família do bairro.
Já para sintomas mais graves — como falta de ar, febre alta persistente — ou se a pessoa pertencer a grupos de risco (como diabéticos, hipertensos, asmáticos, imunossuprimidos, gestantes, puérperas, crianças menores de 5 anos e pessoas acima de 60 anos), a UGPS recomenda procurar um dos Pronto Atendimentos (PAs):
- PA Ponte São João: das 7h às 19h (fechamento dos portões às 18h);
- PA Retiro: das 7h às 19h (fechamento dos portões às 18h);
- PA Hortolândia: atendimento 24h;
- UPA Vetor Oeste: atendimento 24h.
As unidades de urgência e emergência seguem o Protocolo de Manchester, que prioriza os acolhimentos conforme a gravidade clínica de cada paciente.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		