Mônica e Cebolinha da Turma da Mônica sentados em roda de crianças com câncer
Teve histórias, conversas, brincadeiras e sorrisos nesta manhã no Grendacc (Foto: Tribuna de Jundiaí)

O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) recebeu, nesta quarta-feira (27), os personagens icônicos da Turma da Mônica durante a distribuição de kits do Projeto Dodói da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia).

A iniciativa em Jundiaí aconteceu em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa.

Mônica e Cebolinha trouxeram alegria para os pacientes da instituição, como foi o caso da pequena Valentina, de 2 anos e 8 meses, que, logo que viu os personagens parou de chorar e correu para brincar. 

“A Valentina chegou chorando e não queria sair do colo, mas quando viu os personagens na brinquedoteca, ela parou de chorar e foi sozinha brincar”, detalha a avó Solange Amaro.

Mônica e Cebolinhas, personagens de Mauricio de Sousa, sentados com crianças em atividades de pinturas
Valentina perdeu a timidez e foi na rodinha desenhar com a Mônica e Cebolinha (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Valentina é de Paulínia (SP) e faz tratamento contra a leucemia na unidade há um mês. “É muito gratificante porque as crianças precisam de uma motivação para voltar a sorrir”, destaca Solange, que ficou encantada com a iniciativa. 

Sintomas e tratamentos de modo lúdico

O projeto Dodói, que está presente em mais de 30 hospitais brasileiros, tem como objetivo facilitar o entendimento sobre a doença e tratamento, além de estimular o diálogo entre paciente e profissional da saúde. 

O kit é composto por uma mochila com cartilhas, brinquedos médicos e um boneco do Cebolinha ou da Mônica, onde a criança pode medicar seu boneco e expressar o que está sentido. 

Para a psicóloga do Grendacc, Margarete Oliveira, a iniciativa é fundamental para explicar a doença de maneira lúdica. “Eles mostram o que estão sentindo por meio de figuras, como, por exemplo, o cartão da escala da dor que permite reproduzir o que está sentindo naquele momento”.

A presidente e diretora da instituição, Verci Butalo, ressalta a importância de proporcionar momentos alegres e leves para as crianças que passam pelas dificuldades da doença. “É muito importante momentos alegres como este e espero proporcionar mais”, afirma. 

Cebolinha assistindo vídeo em celular de garoto
Depois dessa visita especial, com toda certeza o dia ficou mais leve para a garotada (Foto: Tribuna de Jundiaí)

[tdj-leia-tambem]