
A Unimed Jundiaí, na última sexta-feira (8) por meio do ortopedista e médico cooperado Dr. Raul Munch Cavalcanti, realizou a primeira cirurgia de artroplastia total de tornozelo, ou seja, implante de prótese de tornozelo, com supervisão do Dr. Guilherme Honda Saito, referência no procedimento no país.
O paciente, um senhor de 75 anos de idade, apresentava um caso específico de osteoartrose, um degaste da cartilagem deste membro que gera atrito entre as superfícies ósseas, fazendo com que o paciente sinta dor e dificuldade para apoiar o pé no solo.
“A artroplastia de tornozelo é indicada para casos de osteoartrose dessa articulação, substituindo a articulação do tornozelo por uma prótese metálica visando manter a mobilidade e o alívio da dor, melhorando assim a qualidade de vida do paciente. Não são todos os casos de artrose que podem se beneficiar desse tratamento, há muitos critérios para a indicação”, explica Dr. Raul.
A realização dessa cirurgia na Unimed Jundiaí representa a atualização e qualidade dos profissionais da operadora, oferecendo tratamentos de ponta para os beneficiários.

Entenda a anatomia do tornozelo
O tornozelo é composto pela união dos ossos da perna, a tíbia e a fíbula, e o osso do tálus, localizado no pé, formando uma articulação que permite os movimentos de apontar a ponta do pé para cima ou para baixo.
A flexibilidade em várias direções é proveniente de diversos ligamentos que trabalham juntos. Esses ligamentos também limitam os movimentos extremos a fim de evitar luxações.
A articulação que o tornozelo tem, permite a manutenção do equilíbrio em terrenos irregulares, possibilitando movimentos como caminhar, correr, agachar e pular. Além disso, o tornozelo também absorve o impacto do corpo contra o solo, estimulando a ação muscular e demais articulações do organismo.
Esta parte importante do corpo, está em constante movimentação e suporta elevadas cargas a todo momento. Por isso, esta articulação está bastante sujeita a sofrer lesões como luxações, entorses e fraturas. Outro ponto, é que esta região pode ser bastante afetada por doenças degenerativas que levam ao desgaste severo e incapacitante, como a osteoartrose.
[tdj-leia-tambem]
O que é a osteoartrose?
A osteoartrose é uma doença crônica bastante comum entre a população geral, e caracteriza-se pelo desgaste das cartilagens, o tecido de proteção das extremidades ósseas.
Esta alteração se desenvolve de maneira progressiva, e pode ser decorrente de lesões ligamentares bem como fraturas. Doenças reumáticas e metabólicas, como gota ou artrite reumatoide, também podem levar à condição.
Também chamada de artrose, esta doença piora com o passar do tempo podendo causar dores intensas e incapacitantes no paciente, podendo chegar a um quadro de perda dos movimentos da articulação. A doença acomete pessoas de todas as faixas etárias, mas principalmente pessoas mais jovens, em período de vida mais ativo, com idade entre 30 e 60 anos.
De acordo com Dr. Raul, a prevenção da osteoartrose se faz evitando o ganho excessivo de peso corporal, com o uso de calçado ideal, fortalecimento muscular, assim como alongamentos.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		