Funcionários da Unimed Jundiaí
Foto: Unimed Jundiaí

A Unimed Jundiaí é a 1ª operadora do Estado de São Paulo e 5ª do Brasil a receber certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou o deferimento da Certificação em Atenção Primária à Saúde (APS), nível III da unidade jundiaiense. Ou seja, a Unimed Jundiaí cumpre todas as exigências previstas na Resolução Normativa – RN nº 506/2022.

“Somos a primeira operadora de planos de saúde a obter a certificação no Estado de São Paulo. No Brasil, somos a quinta a ter o reconhecimento de excelência nos cuidados com a saúde de nossos beneficiários”, destaca Dr. Nilton Jesus Fernandes, diretor presidente da Unimed Jundiaí.

De acordo com a operadora, esse trabalho começou há dois anos, ainda sob regramento da RN 440/2018. A coordenação médica e gerência administrativa da AIS, juntamente com a Comissão da Qualidade da Unimed Jundiaí, iniciaram o projeto. Este contou com a auditoria da certificadora DNV GL – Business Assurance, em julho de 2022. Assim, a auditoria aprovou o serviço de Atenção Integral à Saúde – AIS, que cumpre os requisitos pré-estabelecidos, e recomendou a certificação da Unimed Jundiaí à ANS.

Unidade referência

“A Unimed Jundiaí é referência em Atenção Primária à Saúde, com humanização, acolhimento, segurança e alta qualidade nos serviços prestados, mantendo o foco nas necessidades individuais de cada paciente”, enfatiza o médico, Dr. Antonio Carlos de Albuquerque. “Esta certificação é a comprovação dos diferenciais oferecidos pela Operadora, pois no mercado regional, nenhuma outra empresa de saúde conquistou este grande reconhecimento”. Além de médico cooperado, Dr. Antonio também é coordenador Médico do Núcleo de Atenção à Saúde e Atenção Integração a Saúde e coordenador da Comissão da Qualidade da Unimed Jundiaí.

[tdj-leia-tambem]

O Programa de Certificação em Atenção Primária à Saúde foi instituído pela ANS com o objetivo de reorganizar o acesso dos beneficiários aos atendimentos. Visto que, preferencialmente, os pacientes devem ingressar no sistema de saúde via atenção primária. Os requisitos envolvem a assistência à saúde prestada na AIS, mas também todos os setores da Operadora que dão suporte a existência do serviço. Todas as áreas da cooperativa foram envolvidas e promoveram adequações para o atendimento à normativa.

“Agora vamos em busca dos níveis II e I, sempre mantendo o foco na qualidade do atendimento e promoção da saúde de nossos beneficiários”, finaliza Dr. Nilton Jesus Fernandes.