Uso racional de medicamentos faz parte de campanha da Anvisa

Na quarta-feira, 5 de maio, o dia foi dedicado para debater sobre o uso racional de medicamentos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou a data para alertar a população sobre os riscos à saúde causados pela automedicação, uma das responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) mantém um trabalho de conscientização para o uso adequado de remédios. A coordenadora da Assistência Farmacêutica da UGPS, Ana Rodrigues orienta para que todos respeitem a prescrição médica. “As orientações devem ser dadas por profissionais de Saúde habilitados como médicos, enfermeiros e dentistas. A automedicação e o abandono de tratamento causam impacto na vida de toda a sociedade, pois, se não seguido corretamente, além de causar dano ao tratamento do indivíduo, pode contribuir para geração de bactérias mais resistentes aos fármacos existentes”, explica a farmacêutica.

A indústria farmacêutica e órgãos governamentais também combatem o uso irracional de remédios, de acordo com Ana Rodrigues. A primeira, através de estudos e monitoramento dos fármacos, a farmacovigilância, cujo objetivo é monitorar possíveis reações adversas, interações medicamentosas e efeitos colaterais. Já a segunda, através de monitoramentos acerca de reações adversas, toxicidade dos fármacos e formas de uso seguro.

[tdj-leia-tambem]