No futuro, estresse poderá ser tratado com vacina, segundo especialistas
Connect with us

Saúde

No futuro, estresse poderá ser tratado com vacina, segundo especialistas

Estudo conectou bactéria presente no solo com diminuição de estado inflamatório que gera estresse

Published

on

Atualizado há

Seringa de vacina com líquido transparente
Vacina contra o estresse estará disponível em 20 anos (Foto: Pixabay)

Uma nova pesquisa sobre bactérias aproximou ainda mais a comunidade científica da tão esperada vacina “antiestresse”. Segundo especialistas, a espécie da bactéria Mycobacterium vaccae está presente no solo e ajuda na diminuição dos níveis de estresse.

Em 2018, os pesquisadores injetaram uma dose de M. vaccae em roedores antes de expô-los a um evento estressante, o que impediu os animais de desenvolverem estresse pós-traumático.

Com o estudo foi possível construir a hipótese de que o microrganismo abriga compostos que ajustam a resposta de fuga, ou luta no sistema imunológico em mamíferos.

Uma nova análise da equipe identificou a estrutura no interior da bactéria que seria responsável pelos efeitos. Com isso, o grupo foi capaz de sintetizar a substância quimicamente, descontruindo a forma com que ela interage com as células do sistema imunológico.

De acordo os profissionais, o lipídio encontrado se liga a receptores dentro das células do sistema imunológico e bloqueia certas substâncias químicas que causam inflamações (responsáveis pelo estresse).

Quando eles “pré-trataram” as células com o lipídio e depois tentaram estimular uma resposta inflamatória durante os experimentos, descobriram que as células se tornaram resistentes aos efeitos, ou seja, foram efetivamente vacinadas contra a inflamação.

Para Christopher Lowry, um dos autores da pesquisa, a descoberta é um grande passo para descobrir a “cura do estresse”. Ele ainda diz que a vacina poderá ser comercializada em até 20 anos.

O estudo é apenas a “ponta do iceberg”, segundo Lowry, já que a M. vaccae é só uma das espécies que estão sendo estudadas.

Fonte: Revista Galileu

Saúde

Estresse térmico devido ao calor extremo ameaça saúde da população de Jundiaí 

Dores de cabeça e muscular, pele quente e seca, confusão mental, fadiga, vertigens e náuseas são os principais sintomas

Published

on

Protetor solar deve ser aplicado no corpo para evitar casos de estresse térmico.
Uso de protetor solar ajuda a evitar casos de estresse térmico (Foto: Divulgação/ HSV)

Nesta semana, as temperaturas podem bater até 35ºC em Jundiaí e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês deve receber uma onda de calor, podendo chegar em algumas regiões até 40ºC. E isso é preocupante para a qualidade de saúde, podendo surgir casos de estresse térmico. Segundo a médica clínica geral do Hospital São Vicente (HSV), Dra. Marília…

Continue Reading

Saúde

Campanha de medula óssea cadastra novos doadores em Jundiaí 

Cadastro será realizado no dia 21 de setembro, das 10h às 14h, no Sesc Jundiaí

Published

on

Doação de medula óssea é representada por coração na palma da mão.
Cadastros também podem ser feitos nos hemocentros de Campinas e São Paulo (Foto: Canva)

Você sabia qual é a chance de encontrar um doador de medula óssea compatível sem parentesco? É 1 em 100 mil. O número aumenta para pessoas da mesma família, marcando a probabilidade de 25%, segundo dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Por isso, é tão importante se cadastrar para doação, pois quanto maior o número…

Continue Reading

Saúde

FMJ recruta idosos para programa de exercícios grátis em Jundiaí

A pesquisa avaliará o condicionamento físico e orientações para melhorar a saúde física e mental dos participantes

Published

on

Idosos participando do programa de exercícios grátis na Faculdade de Medicina de Jundiaí.
Metodologia usada é conhecida como ViviFrail (Foto: Divulgação/FMJ)

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) está com um programa de exercícios grátis para 50 idosos que estejam sedentários, perdendo a força muscular e que queiram melhorar sua saúde física. A pesquisa é liderada pela fisioterapeuta e aluna de mestrado Thaís Rossi Caetano, sob orientação do Prof. Dr. Ivan Aprahamian. O objetivo é estudar a fragilidade e seus efeitos…

Continue Reading

Saúde

Estudo propõe exame de sangue na atenção básica para diagnóstico de Alzheimer

Doença é o tipo de demência mais comum no Brasil; a maioria dos pacientes é diagnosticado quando o estágio já está avançado, o que dificulta o tratamento

Published

on

Profissional de saúde preparando exame de sangue para diagnóstico precoce de Alzheimer, com tubos de amostras ao lado.
Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein Um dos maiores desafios para o tratamento da doença de Alzheimer no Brasil é conseguir fazer o diagnóstico precoce. Além da escassez de médicos especialistas, o custo dos exames disponíveis ainda é muito elevado e eles são realizados por poucos laboratórios. Por aqui, oito em cada 10 pessoas com demência não são diagnosticadas e,…

Continue Reading

Saúde

Acesso a tratamento de doenças raras no Brasil enfrenta desigualdades

Muitas doenças raras chegam a ser diagnosticadas, mas não dispõem de tratamento algum. Matéria por Victória Ribeiro, da Agência Einstein

Published

on

Muitas doenças raras chegam a ser diagnosticadas, mas não dispõem de tratamento algum.
Foto: Canva

Embora sejam frequentemente consideradas incomuns, as doenças raras (DRs) afetam cerca de 13 milhões de brasileiros, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde. À medida que esse se torna um assunto cada vez mais discutido, porém, as dificuldades também ficam evidentes: a falta de diagnóstico precoce, a inacessibilidade a tratamentos especializados e a escassez de centros de referência bem…

Continue Reading
Advertisement