Cultura divulga as oficinas culturais gratuitas do Estado para público a partir dos 16 anos
Conecte-se conosco

Jundiaí

Cultura divulga as oficinas culturais gratuitas do Estado para público a partir dos 16 anos

As novas formações começam em maio, com vagas limitadas e inscrições que devem ser feitas com antecedência.

Publicado

em

Atualizado há

Oficinas
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em apoio à iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Unidade de Gestão da Cultura (UGC) divulga as vagas de maio para o programa de “Oficinas Culturais – Formação para o Interior”, projeto gerenciado pela Poiesis Organização Social de Cultura.

As inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira (11) e para diferentes linguagens artísticas, entre elas, as Artes Visuais, Dança, Teatro, Fotografia, Literatura, Novas Mídias, Gestão Cultural, Performance e Circo.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA

As novas formações começam em maio, com vagas limitadas e inscrições que devem ser feitas com antecedência. Os encontros serão aplicados pela plataforma Zoom, alternativa virtual que possibilita a participação de agentes culturais de diversas regiões do Brasil, para além do estado paulista. As atividades são abertas para o público a partir dos 16 anos.

Confira alguns destaques:

  • Stop Motion – animação com massinha (40 vagas por turma)
    Esta oficina possibilitará que os participantes criem pequenas histórias em stop motion, uma das técnicas do cinema de animação. As aulas serão aplicadas pela Eliana Ribeiro, formada em Artes Plásticas pela Unicamp, diretora de arte e de montagem em curtas e longas-metragens.
    Turma A: 2, 4, 9 e 11/5 – das 10h às 12h
    Turma B: 18, 23, 25 e 30/5 – das 14h às 16h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Público-alvo: oficina para principiantes;
  • Fotógrafos latinos (20 vagas)
    Os encontros desta oficina destacarão as características dos artistas latino-americanos que trabalham com a fotografia e de diversas gerações. O objetivo é identificar as formas de ver e mostrar contextos históricos e, principalmente, como cada artista cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes áreas. Também vai ocorrer um exercício fotográfico por onde os alunos deverão realizar e apresentar as fotos captadas.
    A mediação será de Melissa Szymanski, fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM – Faculdade Santa Marcelina, com cursos em Milão (Itália), nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life, além de ter sido docente de Fotografia em instituições como IED – Istituto Europeo di Design, SESC e Centro Universitário Belas Artes.
    Datas e horários: 10, 12, 17 e 19/5 – das 14h às 16h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Público-alvo: pessoas interessadas em Artes Visuais e Fotografia;
  • Kalungaerê – práticas criativas para as infâncias (30 vagas por turma)
    Danuza Novaes – multiartista e intelectual periférica, formada em Comunicação Social pela Unisa, em Canto Popular pela Etec de Artes, Sonoplastia em Teatro pela SP Escola de Teatro, Produtora Cultural pelo Instituto Tomie Ohtake e pós-graduada em Gestão Cultural pelo Instituto Singularidades/Itaú Cultural — vai ministrar uma palestra focada nas vivências e possibilidades de criar e questionar o universo da contação de histórias e da música voltadas para as infâncias.
    O recorte será pelas perspectivas culturais afro-brasileiras e a atividade faz parte do ciclo formativo “Cruzos poéticos”, coordenado por Felínio Freitas, mestrando em Artes pela Unesp, produtor cultural e pesquisador em mediação de leitura.
    Turma A: 10/5 – das 14h às 17h
    Turma B: 11/5 – da 18h30 às 21h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Público-alvo: educadoras/es, artistas, bibliotecárias/os, mediadoras/es e demais interessados em arte, cultura e educação antirracista;
  • Brincando de escritor – como dar uma oficina literária infantojuvenil? (60 vagas)
    Pais, educadores e estudantes interessados na mediação literária para o público infantojuvenil poderão conferir algumas técnicas na palestra coordenada por Marcela Schwab, artista visual pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, educadora com trabalhos em espaços como o Theatro Municipal de São Paulo, e à frente da área educacional da editora Kalinka, especializada em literatura russa, e por Fabiola Notari, artista visual, pesquisadora e pós-doutora em Comunicação e Artes, além de doutora em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH/USP.
    A atividade partirá do ponto de vista metodológico e com exercícios de desenho, mostrando possibilidades de ensinar procedimentos literários para as crianças, como a construção do narrador e da personagem, de maneira leve e didática.
    Data e horário: 12/5 – das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Público-alvo: pais, tutores, educadores, estudantes do ensino médio e graduação interessados em literatura e cultura russa;
  • Oficina de conexão entre Dança Contemporânea e Danças Brasileiras (30 vagas)
    A oficina apresentará as danças brasileiras de origem africana e ameríndias como o Frevo, Samba de Coco, Bumba meu Boi e Maracatu Rural. Outra parte da abordagem se voltará para a consciência corporal somada com a dança contemporânea, trazendo novas possibilidades e qualidades de movimentos. A coordenação será feita por Mônica Alvarenga, atriz e dançarina profissional há mais de 20 anos, fundadora do Elekô Coletivo Cultural e do Ateliê Cênico de Dança em Pindamonhangaba-SP.
    Data e horário: 16, 18, 23 e 25/5 – das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Público-alvo: atores, bailarinos, educadores e demais interessados, mesmo sem experiência na dança;
  • A rebeldia das musas: Gabriela Mistral, Alfonsina Storni e Juana de Ibarbourou (30 vagas)
    Aqui o objetivo é desvendar o caminho traçado pelas primeiras mulheres que ingressaram no cânone literário latino-americano: Gabriela Mistral, Alfonsina Storni e Juana de Ibarbourou. Para isso, o destaque será para as mudanças estabelecidas pelo processo modernizador na América Latina, o surgimento do movimento feminista no continente e a relação dessas escritoras com esse contexto a partir da vida e obra delas.
    A mediação será feita pela argentina Ayelén Medail, formada em História (ISP – JVG, CABA, Argentina) e em Letras (UNIP, SP), especialista em Educação Sexual com Perspectiva de Gênero (UNSAM, Buenos Aires, Argentina), além de atuar como professora de Espanhol na rede privada de ensino da cidade de São Paulo, tradutora literária e pesquisadora.
    Data e horário: 19, 24, 26 e 31/5 – 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Público-alvo: em geral, com afinidade e interesse pela temática.

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo
Publicidade