Idoso cuida de mais de 180 gatos abandonados em terreno baldio no RS
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Idoso cuida de mais de 180 gatos abandonados em terreno baldio no RS

Uma ONG está ajudando o senhor, que toma conta dos gatos sozinho. Agora, eles procuram ajuda com alimentação, castração e adoção dos pets.

Publicado

em

Atualizado há

Homem alimentando gatos
Osvaldo inicialmente não gostava de gatos, mas esses bichinhos encontraram o caminho para seu coração (Foto: Instagram - @sosgatosdacolonia)

Osvaldo da Silva Coelho é borracheiro e tem 64 anos, e há sete vem cuidando de uma colônia de mais de 180 gatos abandonados. Os felinos vivem em um terreno em frente á borracharia do idoso, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

De acordo com ele, em entrevista ao g1, todo o valor para compra de ração e cuidados médicos dos gatos saem de seu bolso. Mensalmente, o borracheiro gasta cerca de R$ 3 mil. Inicialmente, eram poucos gatos, mas com o tempo foram chegando mais. Além disso, muitas pessoas começaram a abandonar seus gatos na colônia, e muitas gatas não estão castradas, aumento cada vez mais a população. A princípio, Osvaldo não gostava de gatos. Hoje, conta que “é apaixonado”.

“Eu comecei a cuidar, a entender eles, e eles me entenderem, e aí aprendi a gostar deles. Hoje eu gosto, sou apaixonado. Tenho dois em casa”, contou. “”Fui ali no mato e comecei a achar um, dois, aí fui vendo e tinha mais. Aí continuei cuidando sempre. Fui vendo talvez tinha uns 12, 15, foi se procriando, depois o pessoal foi soltando mais e foi aumentando. Hoje está quase em 200”.

Colônia de gatos

Osvaldo recebe a ajuda de algumas ONGs da região, e doações, mas com a pandemia, as ajudas diminuíram. Há cerca de um mês, a fotógrafa Katherine Scaranto conheceu o caso e criou um projeto chamado SOS Gatos da Colônia. Assim, ela também toma conta dos gatos, e criou uma campanha online para obter mais ajuda para ração e castração.

“Ele cuida demais daqueles bichinhos como se fossem dele. Ele conhece todos os gatos, quando ele me contou me comoveu demais”, contou Katherine. Felizmente, o projeto chamou muita atenção, e com apenas uma semana, já ganhou mais de 3 mil seguidores. “Conto com a ajuda de três amigas. Recebemos bastante ajuda para castração, veterinárias voluntárias, ONGs voluntárias de outras cidades”, explicou a fotógrafa.

De acordo com ela, a maior urgência é a castração e conseguir lares temporários, para tirar os gatinhos do terreno. “Quanto mais visibilidade tiver mais a gente vai conseguir ajudar o seu Osvaldo a tirar um peso das costas dele que cuidou a vida inteira dos gatos, sozinho, praticamente ele entra lá para limpar, alimentar, coisas que se a gente contar dá pra se emocionar bastante”, finaliza.

Homem em terreno
Foto: Instagram – @sosgatosdacolonia

Ajuda da população

A prefeitura de Guaíba, cidade onde Sr. Osvaldo vive, emitiu uma nota afirmando que já sabe da situação da colônia de gatos, e estão “empenhados em criar soluções para esta situação, nada simples de resolver.” Segundo a gestão, mais de 50 gatos já foram castrados, e cerca de 70 adotados. “Porém até o momento, estas medidas foram insuficientes pois os animais se reproduzem de forma acelerada e muitos dos adultos não são domesticados, o que dificulta as adoções

Assim, a prefeitura pede a ajuda da população da cidade. “Estamos em meio ao processo de licitação para contratação de empresa especializada para dar abrigo, alimentação e cuidados veterinários para animais em situação de rua, porém, neste caso específico, por se tratar de uma colônia com quase 200 animais, precisamos da união de toda a comunidade para que nos auxilie ajudando com doações de ração, mobilizando pessoas que queiram adotar e principalmente contribuindo para que a colônia não cresça ainda mais, pois muitas pessoas estão descartando novos filhotes no local.

Mundo Pet

Em 4 meses, Mata Ciliar de Jundiaí recebeu mais de 90 animais silvestres atacados por domésticos

Em um caso recente, a Guarda Municipal de Louveira resgatou um ouriço-cacheiro atacado por quatro cães.

Publicado

em

Por

Foto: Mata Ciliar de Jundiaí

A crescente invasão dos habitats naturais pelos humanos tem gerado diversas consequências para a fauna silvestre, que busca refúgio em áreas urbanas com frequência. Entre os principais motivos de chegada de animais silvestres ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) da Mata Ciliar de Jundiaí estão os encontros com animais domésticos, especialmente cães. Somente nos primeiros quatro meses de…

Continuar lendo

Mundo Pet

Família que adotou cachorro idoso e sem pelos promete que ele nunca mais passará frio

Piccolo deixou de não ter nada para entrar em uma família que o mimou com brinquedos, cobertores macios e amor.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Muttville Senior Dog Rescue/The Dodo

Esse cachorro vivia sozinho e aterrorizado pelas ruas do México quando alguém de bom coração decidiu levá-lo para a ONG Compassion Without Borders (CWOB). Por ser um cão idoso, ele acabou sob os cuidados da instituição de resgate de cachorros idosos Muttville. Lá, todos imediatamente se apaixonaram pelo pequeno pelado. "Eu estava em Muttville no dia seguinte à chegada de…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato que ‘brotou’ de bueiro conhece o bom da vida graças a socorristas

Quando Wally era apenas um filhote, ele se viu assustado e sozinho, preso dentro de um bueiro.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Jenifer Lepow/The Dodo

Conheça Wally, um gato felpudo marrom e branco, cuja história começou em circunstâncias chocantes. Quando Wally era apenas um filhote, ele se viu assustado e sozinho, preso dentro de um bueiro nos arredores do Vale do Silício, na Califórnia. Quando um policial notou o gato encolhido dentro do ralo, o defensor dos animais, preocupado, rapidamente entrou em contato com a…

Continuar lendo

Mundo Pet

Furacão Reginald: como um gato adotado trouxe alegria e caos à vida de sua tutora

“Ter o Reg tornou tudo 50% mais caótico e 100% mais divertido”, disse a tutora do gatinho bagunceiro.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X

Quando a Dra. Fiona Bowler decidiu adotar um segundo gato, ela estava animada para ter outro companheiro como o seu primeiro felino, Smudge. Ela esperava que seu novo gato adotivo, Reginald, se adaptasse bem e aproveitasse a tranquilidade aconchegante de seu lar. Mas Reginald tinha outros planos. Quase imediatamente depois que o gato frajolinha entrou na casa, ele começou a…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mata Ciliar de Jundiaí recebe ‘gaviãozinho’, a menor espécie de rapinante do Brasil

O animal foi entregue à associação jundiaiense pela Prefeitura de Paulínia, após ser encontrado caído em via pública.

Publicado

em

Por

Foto: Mata Ciliar

Na quinta-feira (2), um gaviãozinho foi encontrado caído em via pública em Paulínia e entregue ao Cras da Mata Ciliar de Jundiaí.  O "gaviãozinho", a menor espécie de gavião do Brasil, desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico de diversos habitats. Infelizmente, a devastação ambiental coloca em risco a sobrevivência dessa ave. Após passar por exames clínicos, o gaviãozinho está…

Continuar lendo
Publicidade