Psicanalista financeiro ensina como cuidar do seu dinheiro em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Psicanalista financeiro ensina como cuidar do seu dinheiro em Jundiaí

Palestra foi realizada na sede da Cont – Associação Contábil e abordou temas como traumas e planejamento financeiro.

Publicado

em

Atualizado há

Palestrante
Pedro Braggio destaca a importância de ter um planejamento financeiro e de cuidar da saúde psíquica (Foto: Divulgação)

Por qual motivo você não cuida do seu dinheiro? É por falta de tempo? Falta de recursos? Desmotivação? Falta de apoio? Na última quarta-feira (22), a Cont – Associação Contábil de Jundiaí realizou em sua sede a palestra ‘Cuide bem do seu dinheiro’, ministrada pelo educador e psicanalista financeiro, Pedro Braggio. 

O evento contou com a presença de associados que puderam compartilhar experiências e até mesmo dicas para ficar no azul e não se afundar em dívidas. Afinal, a falta de cuidado com a saúde financeira pode afetar outras partes da vida, como relacionamentos afetivos e até mesmo a carreira profissional. 

A palestra trouxe temas bastantes pertinentes, como traumas financeiros, decisão impulsiva e planejamento financeiro, além de explicar detalhadamente o que são gastos fixos e variáveis e dicas de como começar a poupar. 

Pessoas em sala de palestra
Evento também teve networking entre os associados (Foto: Divulgação)

Ficou curioso? Separamos uma prévia do que foi abordado para que você possa entender e colocar também em prática, passando a cuidar melhor da sua saúde financeira. 
Traumas financeiros podem surgir ainda na infância

Quando os pais são desorganizados, brigam em casa por questões financeiras, passam por dificuldades ou até mesmo quando dizem que o “dinheiro é sujo” e não é para pegar, pode provocar traumas que refletem na vida adulta e, principalmente, na saúde financeira do indivíduo. 

Mas como assim? 

Uma criança de 5 anos presenciando tudo isso, por exemplo, vai passar a infância se reprimindo e até mesmo achando normal algumas situações, mas depois vai acabar esquecendo com o tempo. No entanto, essas memórias ficaram gravadas no inconsciente e, durante a vida adulta, pode acontecer os seguintes episódios:

  • Não ter um controle financeiro porque acha isso normal, pois cresceu em ambiente desorganizado;
  • Não sabe lidar com a parte financeira e briga pelos mesmos motivos que os pais;
  • Possui desejos recalcados, ou seja, reprimidos. Exemplo: durante a infância ganhava roupas usadas porque não tinha condição de ter uma nova e, na vida adulta, acaba tomando atitudes consumistas e ficando no vermelho sempre;
  • Se autossabotar em uma oportunidade de emprego que paga bem mais porque o inconsciente lembra que o dinheiro é sujo. Portanto, evita o crescimento profissional e financeiro. 

Segundo Braggio, as pessoas querem ser amadas e cuidadas. Partindo desta premissa, quando elas não sentem isso, acabam tentando provar isso ao mundo, podendo provocar outro trauma ainda causado na infância. 

“Não tem planejamento, tem dívidas, deixa de pagar o aluguel para negociar outra dívida e vira ‘salada’”, alerta o psicanalista financeiro em palestra.

Diante de um abandono de afeto, a criança que sempre escutou “você não será ninguém na vida” ou “o seu irmão é melhor que você”, pode batalhar incansavelmente para ser o melhor em tudo ou descontar isso na vida financeira com compras exageradas que muitas vezes podem te deixar no vermelho. 

Mas tudo isso pode ser solucionado com a psicanálise, controle e planejamento financeiro. 
O planejamento financeiro traz três bases: metas, monitoramento e resultado a curto e longo prazo. 

Para isso, você precisa entender o que são gastos fixos e variáveis. Os gastos fixos são os essenciais de todo mês, como: aluguel, água, luz, internet, telefone e alimentação. Já os gastos variáveis são salão de beleza, compra de roupas e sapatos novos, passeios, delivery e afins. 
Controlando esta parte, você consegue poupar, sabe o que é importante e o que é supérfluo e aprende a fazer boas escolhas, além de colocar limites em seus gastos.

Outro ponto importante é saber identificar o seu padrão de vida financeira e evitar compulsões e exageros. “Melhor ainda do que eliminar dívidas é não mais fazê-las”, afirma Braggio. 

Cont traz capacitação para contadores de Jundiaí

Assim como esta palestra que foi uma verdadeira aula de educação financeira, os associados têm acesso a uma vasta programação de eventos de temas diversificados. Segundo Mauro Magalhães, presidente da Associação de Contábil, é de extrema importância que os profissionais participem e se mantenham atualizados no mercado. Confira a programação no perfil oficial do Instagram da Cont. A Cont está localizada na Avenida Fernando Arens, 955, Vila Arens, Jundiaí (SP). 

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo
Publicidade