A Gestão Pública precisa fomentar o desenvolvimento do capital social
Connect with us

Opinião

A Gestão Pública precisa fomentar o desenvolvimento do capital social

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário.

Published

on

Atualizado há

Foto: Canva Pro

A World’s Best Cities é um ranking anual realizado pela consultoria Resonance.  O levantamento é considerado um dos mais completos do mundo por diversas agências de avaliação, inclusive a incontestável Bloomberg. Esse relatório revelam as melhores cidades do mundo e inclusive aponta os atributos quais são analisados para a classificação. Londres é a campeã, e no top dez é seguida por mais cinco pares do continente europeu, duas asiáticas, uma da América do Norte e Dubai no paraíso dos petrodólares.

O capital social é o fator mais relevante nessas particularidades, basta observar que Londres se destaca por clima, meio ambiente, segurança, conservação de marcos, diversidade populacional, prosperidade financeira, infraestrutura, programação cultural e publicidade na internet de atividades de destino o que aumenta a conectividade e a disseminação de ideias positivas na cidade cosmopolita. A qualidade do clima não pode ser atribuída à geografia, mesmo porque essa região já foi referência em maus tratos ao meio ambiente, como poluição de agua e baixa qualidade do ar. Essa sociedade livre e com formação crítica desenvolveu forças transformadoras capazes de impor aos agentes públicos e privados códigos de condutas fortes e com vigilância permanente e até punição moral para quem ousar transpor os limites.

Nessa listagem duas cidades brasileiras se destacaram no top 100, São Paulo e Rio de Janeiro e os pontos fortes estão presentes nas manifestações culturais, promoção de grandes eventos e na sensibilidade dos seus habitantes, atributos adquiridos dada as relações humanas diversificadas e o acaso. Ambas obtiveram notas negativas em clima e preservação ambiental apesar da boa localização geográfica. A capital paulista é cercada por montanhas e com grandes rios cruzando seu território, enquanto a carioca ostenta um vasto litoral e é arrodeada de serras maravilhosas. Segurança é uma epidemia nas sociedades coisificadas e agravada em regiões com níveis de rendas baixo para a maioria da população, uma característica comum nessas gigantes do Brasil. O poder público tem mãos firmes nessas áreas, entretanto a seriedade é o pecado e o que apresentam para a coletividade são indicadores pífios de serviços essenciais, os quais são fundamentais na formação e sustentação dos atributos intangíveis.

Nessa linha de classificar cidades, o Brasil também faz seus apontamentos através de órgãos estatais e algumas consultorias privadas nacionais, no entanto com foco em fatores como atração de investimentos, empreendedorismo e empregabilidade. É importante porem, camuflam problemas sociais crônicos, como os quais a Resonance apontou. Basta observar que cidades como Barueri e Osasco se destacam em criação de vagas de empregos para jovens, mas sem programas consistentes para a criação de capital social capaz de revolucionar a região. A atração de investimentos produtivos nessas regiões não permite a prosperidade financeira, pois a massa salarial atende apenas a subsistência e nessa batalha o cidadão aceita as condições impostas, pois não tem a liberdade para reivindicar aquilo que os londrinos têm como elementar para a qualidade de vida.

Como somos uma sociedade capitalista em formação, será necessária a mão visível do Estado para moldar o sistema, pois está ganhando características de canibalismo, basta observar os exemplos de grandes empresários fraudando documentos para ludibriar os credores. E a falsa percepção de riqueza ao trocar a personalidade jurídica nas relações de trabalho. A cidade de São Paulo pode ser o espelho nessa revolução brasileira, dada à quantidade de atividades culturais e de negócios promovidas às quais vão moldando a consciência de sua enorme população.

Opinião

Os avanços dos Robôs e as IAs

Artigo por Vlamir Ienne CEO do Grupo iv2.

Published

on

Os avanços dos Robôs e as IAs
Imagem gerada por IA / playground ai image

Quando paramos para olhar a evolução que chegamos com a Tecnologia em um tempo tão curto, chega a dar um certo medo do futuro e onde poderemos chegar. Nesta semana a OpenAI em parceria com a empresa Figure, que cria robôs humanóides com muita inteligência, revelou o novo Figure 01, este robô redefine os limites da interação humano-robô. O Figura…

Continue Reading

Opinião

A economia em crescimento anula as pressões da demanda. Restringir a expansão é um equivoco

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário.

Published

on

Imagem representando economia brasileira
Foto: Canva

Os problemas econômicos fundamentais são os grandes desafios das economias e os sistemas de organização social da produção, são definidos para tentar solucionar entre as diversas possibilidades, o que e quanto produzir como tentativa de evitar os desperdícios de recursos, relativos em economias de livre mercado. Outros obstáculos que em economias planificadas são mais fáceis de resolver é a escolha…

Continue Reading

Opinião

Até respirar ficou difícil: queimadas, eleições e o desequilíbrio do clima

Artigo escrito por Miguel Haddad

Published

on

Queimadas em área de mata
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), até o início de setembro foram registrados 159.411 focos de incêndio no país, um aumento de 100% em relação ao mesmo período em 2023. Este cenário trouxe consequências devastadoras: 60% do território brasileiro está coberto por fumaça, afetando diretamente a qualidade do ar e a saúde da população. A seca, que ameaça…

Continue Reading

Opinião

É prioritário substituir os ônus da produção pelos bônus do progresso

Artigo escrito por Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

Published

on

Foto: Divulgação/ CIESP

O estudo “Custo Brasil na Indústria de Transformação 2008/2022”, realizado pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp, divulgado em agosto último, diagnostica com precisão os ônus que colocam as empresas nacionais em desvantagem na concorrência com as de outros países, tanto no comércio exterior quanto no nosso próprio mercado interno. São problemas muito prejudiciais para toda a economia.…

Continue Reading

Opinião

Um novo tempo para eleições: a revolução da IA no cenário político

Artigo por Elton Monteiro, empreendedor, mentor, investidor e especialista em IA

Published

on

Elton Monteiro, especialista em IA
Foto: Arquivo Pessoal

Estamos entrando em uma nova era para as eleições, impulsionada pela ascensão da Inteligência Artificial (IA). As eleições atuais e as que estão por vir já demonstram sinais dessa transformação. A IA está mudando a forma como campanhas políticas são conduzidas, oferecendo novas ferramentas para análise de tendências e dados, mas também apresentando desafios éticos e práticos que nunca enfrentamos…

Continue Reading
Advertisement