Cinco pessoas são presas em operação contra 'gato' de energia em Campo Limpo Paulista
Conecte-se conosco

Polícia

Cinco pessoas são presas em operação contra ‘gato’ de energia em Campo Limpo Paulista

Polícia Civil e CPFL Piratininga inspecionaram residências e comércios no bairro Marajoara nesta quinta (1º).

Publicado

em

Atualizado há

Cinco pessoas são presas em operação contra 'gato' de energia em Campo Limpo Paulista
Os cálculos sobre a energia desviada e seus valores serão repassados aos responsáveis pelas fraudes (Foto: Wikimedia Commons)

Nesta quinta-feira (1º), uma operação contra “gatos” de energia em Campo Limpo Paulista terminou com cinco pessoas presas em flagrante. A ação de combate a fraudes e furtos de energia – os famosos “gatos”, em residências e comércios foi realizada pela CPFL Piratininga, em conjunto com equipes das polícias Civil e Científica da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí.

De acordo com a CPFL, a operação identificou ligações clandestinas que alimentavam 15 residências e um comércio, no bairro Marajoara. Assim, a equipe da distribuidora regularizou a medição, removendo todas as conexões clandestinas ligadas à rede elétrica. 

Além disso, a companhia fará os cálculos sobre a quantidade de energia desviada e seus respectivos valores. Em seguida, a CPFL repassará esses valores aos responsáveis pelas fraudes. Enquanto isso, as autoridades policiais conduzirão as investigações.

Essas operações de inspeção acontecem de forma permanente e têm como objetivo coibir a prática ilegal. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais” (as fraudes), para a tarifa da distribuidora responsável pela região onde ocorreu o crime, no momento das revisões tarifárias.

‘Gato’ é crime

Fraudar ou furtar de energia elétrica são crimes previstos no Código Penal, com pena que pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, os fraudadores recebem a cobrança com os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.

Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado, para todos os outros clientes. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento. Consumidores que cometem o crime também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.

Clientes da CPFL Piratininga, que atende 1,9 milhão de clientes em 27 municípios no litoral e interior paulista, podem contribuir, de forma sigilosa, para o combate às irregularidades. Basta realizar a denúncia por meio dos canais disponibilizados pela concessionária: o app “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude ou pelo e-mail [email protected].

Polícia

São Paulo registra menor taxa de homicídios entre estados mais populosos

A taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado paulista chegou a 5,98 entre abril de 2023 e março de 2024 – uma queda significativa de 8,3% em relação ao mesmo período de 2023.

Publicado

em

Por

O coordenador de Análise Criminal e Pesquisa da SSP destaca a importância da reestruturação das polícias como um dos pilares do sucesso (Foto: Governo de SP)

Apesar de ser o estado com maior população do Brasil, São Paulo registrou a menor taxa de homicídios dolosos entre os cinco estados mais populosos do país. Os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) revelam que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado paulista chegou a 5,98 entre abril de 2023 e março de 2024. Esse…

Continuar lendo

Polícia

Motorista de Porsche que provocou acidente com morte se entrega à polícia em São Paulo

Publicado

em

Por

Fernando Sastre de Andrade Filho se entrega à polícia, enfrentando acusações sérias após acidente trágico em São Paulo. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, se entregou à polícia na tarde desta segunda-feira (6), em São Paulo. Ele era o motorista do Porsche que provocou a morte de um motorista de aplicativo no dia 31 de março. A prisão preventiva de Andrade Filho foi decretada pela Justiça na sexta-feira (3). No dia seguinte, a polícia foi à…

Continuar lendo

Polícia

Homem que estava desaparecido é encontrado em área de mata em Jundiaí

Publicado

em

Por

Homem que estava desaparecido é encontrado em área de mata em Jundiaí (SP) — Foto: Divulgação

Um homem de 54 anos, identificado como Almires Albuquerque, foi encontrado na manhã deste sábado (4) em uma área de mata no bairro Jardim Copacabana, em Jundiaí (SP). Ele estava desaparecido desde a segunda-feira (29), após ter saído de casa por volta das 15h. Almires, que possui deficiência mental e faz uso de medicamentos controlados, foi descoberto por um morador…

Continuar lendo

Polícia

Motorista de Porsche que matou homem em SP é preso pela Justiça

Justiça decreta prisão preventiva de Fernando Sastre de Andrade Filho após analisar risco de reiteração de crimes

Publicado

em

Por

(Foto: Reprodução SBT News)

Na noite de hoje, a Justiça decretou a prisão preventiva de Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, motorista do Porsche envolvido na colisão que resultou na morte de um homem e deixou outro ferido na madrugada de 31 de março, em São Paulo. A decisão foi tomada pelo juiz João Augusto Garcia, da 5ª Câmara de Direito Criminal,…

Continuar lendo

Polícia

Polícia investiga morte de bebê de dois meses em Jundiaí

De acordo com os relatos, a criança estaria dormindo na mesma cama que o pai e foi socorrida com sangramento no nariz.

Publicado

em

Por

Delegacia da Polícia Civil de Jundiaí
A Guarda Municipal de Jundiaí foi ao local e socorreu o bebê, mas a criança não resistiu (Foto: Reprodução/Google Street View)

A Polícia Civil investiga a morte de um bebê de dois meses no bairro Jardim das Tulipas, em Jundiaí. O caso aconteceu na manhã de segunda-feira (29). De acordo com o boletim de ocorrência, na casa da família, a polícia encontrou a criança em cima de uma cama, com o nariz sangrando e ao lado de uma poça de sangue. Os…

Continuar lendo
Publicidade