Julho Amarelo: Saúde de Jundiaí reforça ações contra hepatites virais
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Julho Amarelo: Saúde de Jundiaí reforça ações contra hepatites virais

Em 2022, Jundiaí registrou 47 novos casos de doença, sendo 15 com hepatite B, 31 com a C e um caso com ambos os vírus (B+C).

Publicado

em

Atualizado há

Teste de hepatite
Ao longo da semana, o CTA realizará exames e testes rápidos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí, pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promove ação de Julho Amarelo, mês de prevenção e conscientização sobre hepatites virais. Entre segunda (24) e sábado (29), o CTA realizará exames e testes rápidos, das 7h às 15h30. Nas Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família, as ações de orientação e testagem ocorrerão conforme programação de cada serviço.

Além disso, os equipamentos de Atenção Básica seguem disponibilizando a vacina da hepatite B. A vacina é para toda a população, independente da faixa etária, que não tenha sido imunizado na infância. O esquema básico da vacina contra hepatite B conta com três doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda, e de 180 dias da primeira para a terceira dose. Até o momento, não existe vacina para hepatite C.

O CTA de Jundiaí está localizado na rua Conde de Monsanto, 480, Centro. O telefone para contato e informações é (11) 4527-3770.

Números

A infecção da hepatite atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais (2021), de 1999 a 2020, o Brasil registrou 254.389 pessoas diagnosticadas com o vírus da hepatite B e 262.815 com o vírus da hepatite C. Entre 2000 e 2019, ocorreram 78.642 óbitos por causas básicas e associadas às hepatites virais dos tipos A, B, C e D.

Em 2022, Jundiaí registrou 47 novos casos de doença: 15 com hepatite B, 31 com a C e um caso com ambos os vírus (B+C). Neste ano, no primeiro semestre, foram 17 notificações (10 com o vírus da hepatite B e 7 com o da C). Atualmente, no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), que atende Jundiaí e Região, cerca de 250 pessoas com hepatite B estão em acompanhamento médico e destas,154 em tratamento com medicamento. Já para hepatite C, 96 pacientes fizeram uso da medicação em 2022 e 2023.

“As infecções causadas pelos vírus B ou C nem sempre apresentam sintomas e podem se tornar crônicas, comprometendo o fígado, sendo causa de fibrose avançada, cirrose e podendo levar ao desenvolvimento de câncer e da necessidade de transplante do órgão. O diagnóstico precoce contribui para o acesso ao tratamento, com possibilidade de cura, além da melhoria da qualidade de vida dos pacientes e da redução dos riscos de transmissão involuntária. É fundamental que, pelo menos uma vez na vida, as pessoas façam o teste”, ressalta a gerente do serviço, Grace do Prado Dan.

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo
Publicidade