Com ala revitalizada, Hospital São vicente oferece conforto aos pacientes
Connect with us

Saúde Pública

Com ala revitalizada, Hospital São vicente oferece conforto aos pacientes

Colaboradores elogiaram a reforma e garantem que o dia a dia ficou mais leve para pacientes e equipe

Published

on

Com ala revitalizada, Hospital São vicente oferece conforto aos pacientes (Foto: Divulgação/HSV)

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV), recentemente, entregou a Ala Clínica Feminina revitalizada. Iniciativa que faz parte do projeto ‘Acolha um Quarto, Conforte Vidas’ está fazendo a diferença para pacientes e colaboradores do hospital. 

“Foi tudo muito bem elaborado, não tem comparação com os antigos quartos. Propiciam bem-estar aos pacientes e também para quem trabalha aqui”, diz a técnica de enfermagem, Darci Geralda Martins, 37 anos, que trabalha há cinco no hospital. 

“Com as novas camas, há maior facilidade em movimentar os pacientes, conseguimos regular a altura e deixar mais baixo para quando precisam descer e colocá-los nas cadeiras. No banheiro, que possui barras de segurança, conseguimos melhorar a qualidade do banho, o paciente se apoia na barra e conseguimos cuidar melhor da higienização das costas e quadril”, cita.  

A técnica de enfermagem relata que percebeu que os pacientes também ficaram mais calmos na ala nova. “Nos antigos quartos, principalmente as pessoas de mais idade, ficavam mais agitadas, o tempo parecia não passar. Agora os quartos possuem televisão e eles adoram assistir programas, percebo que isso tem contribuído para ficaram menos inquietos”, relata.

Outra funcionária do hospital que notou mudança de comportamento dos pacientes na ala nova, foi a auxiliar de limpeza, Rosana de Jesus Souza, 44 anos, que trabalha no HSV há oito. “As pessoas estão tendo um cuidado maior com os quartos, valorizando mais para não estragar. E isso é muito importante para manter o que foi feito”, afirma.

Rosana relata que o seu trabalho também ficou mais fácil. “Tinham muitas coisas antigas, que devido ao tempo de uso, eram mais difíceis de limpar. Agora, ficou tudo mais fácil, conseguimos limpar melhor e em menos tempo, tudo é novinho. Isso facilita a higiene e organização. É um incentivo para nós”, comenta com um largo sorriso.

A fisioterapeuta Thais Cristina Rossetto, 31 anos, nove deles dedicados ao hospital também aprovou a revitalização. Ela relata que os quartos ficaram muito bem distribuídos o que facilita muito o seu trabalho, já que envolve diretamente a assistência aos pacientes. 

“Os quartos são mais espaçosos, têm equipamentos novos que estão em perfeitas condições de uso, os leitos são mais seguros inclusive para pacientes sem acompanhante, os banheiros com barras permitem autonomia ao paciente, os leitos possuem bandeja individual permitindo que consigam fazer as refeições mesmo se não conseguem sustentá-las sobre as perna”, dispara ela sobre as vantagens.

Para a fisioterapeuta, que também atua em outros setores do hospital, o conjunto de equipamentos e infraestrutura dos novos quartos permite que ela desenvolva suas atividades com maior segurança. Além disso ela ressalta que a individualização dos leitos, separados por cortinas, foi outro detalhe bem pensado. 

“Favorece o atendimento individualizado, garantindo maior respeito ao paciente, sem que outras pessoas do quarto tenham conhecimento sobre seu tratamento”, lembra ela sobre este importante aspecto da humanização.

Thais vai além: “Também percebo uma resposta mais positiva e rápida ao tratamento dos pacientes que estão aqui. Processo que é um pouco mais lento nas outras áreas do hospital que ainda não receberam essa melhoria. Logo, 100% dos quartos serão como estes”, finaliza.   

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading
Advertisement