Vigilância em Saúde Ambiental de Jundiaí vistoria 4 mil imóveis para combater arboviroses
Connect with us

Saúde Pública

Vigilância em Saúde Ambiental de Jundiaí vistoria 4 mil imóveis para combater arboviroses

A VISAM realiza levantamento para identificar criadouros do mosquito da dengue.

Published

on

Atualizado há

Vigilância em Saúde Ambiental de Jundiaí intensifica ações de prevenção contra arboviroses (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí percorre todas as regiões da cidade para vistoriar, até a próxima semana, cerca de quatro mil imóveis. A ação permite identificar os riscos de casos e surtos de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika na cidade. Durante a vistoria, a equipe analisa quintais, vasos de plantas e quaisquer objetos que possam acumular água.

“Essa é a segunda amostragem anual para chegarmos ao Índice de Breteau (IB), levantamento que avalia a relação entre os criadouros com larvas de Aedes aegypti e os imóveis vistoriados”, informou o coordenador da VISAM, Luis Gustavo Grijota Nascimento. “A partir do IB, conseguimos mapear áreas com maior existência de objetos passíveis de se transformarem em criadouros e, consequentemente, maior risco para população, e planejar ações dentro do nosso programa de prevenção de arboviroses”.

Portas abertas

Além disso, a população é conscientizada sobre a importância de adotar atitude proativa para evitar o problema. Na Colônia, nesta quarta-feira (4), o estagiário Matheus de Oliveira fez questão de abrir o portão.

“Eu nunca tive dengue, mas um conhecido teve e é uma doença muito ruim. Mantemos tudo em ordem, mas é bom receber a visita dos técnicos para verificar se realmente está tudo certinho”, comentou.

O aposentado Pedro Honório da Silva também destacou a importância da ação. “Não é a primeira vez que abro a minha casa para vistoriarem. É bom estarmos todos de olho”, ressaltou.

Neste ano, de acordo com o último boletim de arboviroses, Jundiaí registrou 1.049 casos de dengue (896 autóctones e 153 importados), com uma morte pela doença em abril, e quatro casos de chikungunya.

As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental, que estão percorrendo os bairros, estão com identificação e acompanhadas por veículos oficiais. Qualquer dúvida, entre em contato nos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350.

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading
Advertisement