Vereadores de SP querem CPI para investigar atuação do padre Júlio Lacellotti na Cracolândia
Connect with us

Política

Vereadores de SP querem CPI para investigar atuação do padre Júlio Lacellotti na Cracolândia

Para o vereador Rubinho Nunes, autor do requerimento, as ONGs na mira da investigação “compõem a máfia que explora a miséria no centro de São Paulo”.

Published

on

Atualizado há

Padre Júlio Lancellotti
Padre Júlio Lancellotti trabalha junto à população em situação de rua. "Enxergamos esse tipo de ataque como uma maneira de tirar o foco da discussão", declarou (Foto: Reprodução)

Vereadores na Câmara Municipal de São Paulo divulgaram a proposta de instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar ONGs que atuam no Centro de São Paulo, incluindo as ações do padre Júlio Lancellotti. O requerimento é de autoria do vereador Rubinho Nunes (União Brasil).

“Já tem as assinaturas. Eu protocolei a CPI com 25 assinaturas que eu coletei em 30 minutos no plenário, mas já tem o apoio de mais de 30 vereadores na Câmara e também tenho construído com as lideranças a abertura da CPI já no início do ano legislativa, em fevereiro”, confirmou o parlamentar à CNN.

Nunes justifica que a CPI buscará “examinar as atividades desempenhadas e se elas estão sendo executadas de maneira satisfatória” pelas ONGs que atuam na região da “Cracolândia”. O requerimento não cita nenhuma entidade, mas o vereador afirmou à CNN que, inicialmente, a CPI investigará as organizações Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar) e a Craco Resiste. Além disso, Nunes acrescentou que também devem examinar “todas as outras que atuam ali no centro”. Para ele, essas ONGs “compõem a máfia que explora a miséria no centro de São Paulo.”

Atuação do Padre Júlio Lancellotti

O vereador ainda citou a atuação do padre Júlio Lancellotti, que é conhecido por trabalhar junto à população em situação de rua na capital paulista. “Ele capitaneia tudo isso, então ele é uma figura que vai ser convocada tão logo a CPI seja instalada.”

O Padre Júlio Lancellotti afirmou que as comissões são legítimas, mas que não pertence a nenhuma Organização da Sociedade Civil (OSC). Segundo ele, as ações da pastoral estão submetidas à arquidiocese de São Paulo.

De acordo com o padre, o objetivo da CPI é “a questão da política pública com pessoas dependentes químicas, principalmente em área de cena de uso, que são pessoas em situação de rua”. “Quem executa essas políticas são OSCs com o poder púbico e eu não pertenço a nenhuma OSC”.

O coletivo Craco Resiste publicou uma nota dizendo não se tratar de uma ONG. “Somos um projeto de militância para resistir contra a opressão junto com as pessoas desprotegidas socialmente da região da Cracolândia […] Enxergamos esse tipo de ataque também como uma maneira de tirar o foco da discussão, mantendo aberto o ralo de dinheiro que passa ainda pela violência policial e a suposta repressão ao tráfico”.

O Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto comunicou, também através de nota, que o “padre Júlio Lancellotti não é membro associado, conselheiro ou diretor do Centro social Nossa Senhora do Bom Parto, tampouco exerce algum cargo em nossas unidades de atendimento”.

‘Perseguição’

O vereador Senival Moura, líder da bancada petista na Câmara, se manifestou contrário à CPI. De acordo com ele, a CPI contra Júlio Lancellotti é um caso de “perseguição”.

“Não é possível que a maior Câmara municipal do Brasil e da América Latina, ao invés de trabalhar propondo legislações que construam políticas públicas efetivas na área da  habitação, assistência social, saúde, trabalho, emprego e renda e educação, que são ações efetivas com o objetivo de enfrentar o problema de milhares de pessoas que vivem nas ruas da maior e mais rica cidade do país, se utiliza do regimento interno da casa e, propõe uma CPI para perseguir uma figura como o Padre Júlio, símbolo da luta pelos direitos humanos, que tem sido uma voz incansável na defesa dos mais vulneráveis”, diz o comunicado.

Vereadores ‘deram para trás’

Após a repercussão do caso da CPI, quatro vereadores que assinaram o pedido de abertura da investigação retiraram seu apoio. Os vereadores Thammy Miranda, Xexéu Tripoli, Sidney Cruz e Sandra Tadeu se disseram “enganados” pelo vereador Nunes.

De acordo com os parlamentares, o vereador direcionou a CPI para “atacar o padre, desvirtuando o foco da investigação” protocolada na Câmara.

Eleições 2024

Com grande apoio, Parimoschi promove caminhadas da vitória no Centro e no Santa Gertrudes

Published

on

Candidato José Antonio Parimoschi e apoiadores comemoram em caminhada da vitória em Jundiaí, ao lado de líder político usando camisa verde.
Foto: Divulgação

Neste sábado (05), véspera das eleições municipais, José Antonio Parimoschi, candidato à Prefeitura de Jundiaí, organizou duas grandes caminhadas da vitória, que mobilizaram um expressivo número de apoiadores. Os eventos foram realizados no Centro e no Jardim Santa Gertrudes, locais onde Parimoschi foi recebido com entusiasmo pelos moradores. As ruas se encheram de eleitores que demonstraram seu apoio ao candidato,…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli encerra campanha com carreata em Jundiaí

Published

on

Candidatos Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi em carreata de campanha com apoiadores, mostrando o número 44 em sinal de vitória.
Foto: Divulgação

Hoje, o candidato a prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, e seu vice, Ricardo Benassi, finalizaram sua campanha eleitoral com uma grande carreata que percorreu diversos bairros da cidade. Às vésperas das eleições, Martinelli e Benassi destacaram a importância de terem conduzido uma campanha pautada pela verdade e pelo respeito aos eleitores, evitando ataques pessoais e a disseminação de fake news.…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições Jarinu 2024: resultados em tempo real – Acompanhe aqui!

Published

on

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições Cabreúva 2024: resultados em tempo real – Acompanhe aqui!

Published

on

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições Louveira 2024: resultados em tempo real – Acompanhe aqui!

Published

on

Continue Reading
Advertisement