Lula anuncia Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça
Connect with us

Política

Lula anuncia Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça

Lewandowski presidiu o julgamento do impeachment de Dilma e vai suceder Flávio Dino, que foi nomeado como novo ministro do STF.

Published

on

Atualizado há

Flávio Dino, Lula e Lewandowski em Brasília
Flávio Dino, Lula e Lewandowski em Brasília (Foto: GloboNews/Reprodução)

Nesta quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski como novo Ministro da Justiça e Segurança Pública. Assim, Lewandowski sucederá Flávio Dino no cargo.

O Presidente Lula também nomeou Flávio Dino, com aprovação do Senado, como novo ministro do STF. Ele deve tomar posse no cargo em fevereiro.

O anúncio de Lewandowski como novo Ministro da Justiça aconteceu no Palácio do Planalto, com a presença de Flávio Dino e da primeira-dama, Janja da Silva. De acordo com o presidente, a nomeação, o novo ministro tomará posse em 1º de fevereiro.

“Eu só vou fazer o decreto da oficialização dele, a pedido dele, por conta de coisas particulares que ele tem que fazer, no dia 19. Acertamos que ele toma posse no dia 1º de fevereiro. Até lá, o companheiro Flávio Dino, que só vai tomar posse em 22 de fevereiro, ficará cumprindo a função da forma magistral que ele cumpriu até agora”, disse Lula.

‘Quem ganha é o povo brasileiro’

De acordo com o presidente, Lewandowski foi “um extraordinário ministro da Suprema Corte”, e recebeu a resposta positiva do ministro aposentado para assumir o cargo. “Eu acho que ganha o Ministério da Justiça, ganha a Suprema Corte e ganha o povo brasileiro com essa dupla que está aqui do meu lado, cada um na sua função”, disse.

Além disso, Lula também afirmou que dará autonomia para que o novo indicado monte a própria equipe na Justiça. “Normalmente, eu tenho por hábito cultural não indicar ninguém em nenhum ministério. Quero que as pessoas montem o time que elas vão jogar. Se eu fosse técnico de futebol, não permitiria que o presidente do meu time, por mais importante que fosse, fosse escalar o meu time. O meu time sou eu quem escalo. Se eu perder, me tirem, se eu ganhar, eu continuo.”

Já fora do púlpito, Lula disse que a primeira-dama Janja espera que mulheres ocupem espaço na nova gestão da pasta. Para isso, Lewandowksi respondeu: “Certamente”.

Histórico

Antes de ingressar no STF, Lewandowski foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e juiz do Tribunal de Alçada Criminal do estado. Além disso, o ministro presidiu o STF de 2014 a 2016. Em 2016, de acordo com a Constituição, ele presidiu no Senado, na condição de presidente do STF, o julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Lewandowski foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral nas eleições de 2010, quando vigorou a Lei da Ficha Limpa. Quando ele se aposentou no STF, também ocupava a vice-presidência da Corte.

Além do Tribunal do Mercosul, após a aposentadoria, passou a integrar o Conselho de Assuntos Jurídicos da Confederação Nacional da Indústria (instância que preside) e a coordenar o Novo Observatório da Democracia da Advocacia-Geral da União.

Eleições 2024

Eleições 2024: saiba como justificar sua ausência

A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou pelo Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral até 7 de janeiro de 2025.

Published

on

Aplicativo e-Título permite justificar sua ausência em votação.
Eleitores de Jundiaí têm até dia 7 de janeiro para justificar sua ausência no 2º turno (Foto: Divulgação/ TSE)

Eleitores que não compareceram às urnas na votação do segundo turno das eleições municipais, realizada no domingo (27), poderão justificar sua ausência até dia 7 de janeiro de 2025.  A justificativa pode ser feita pelo aplicativo do e-Título com autoatendimento eleitoral ou pelo Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição). Para esta última alternativa, o documento deve ser entregue em…

Continue Reading

Eleições 2024

Jundiaí registra maior índice de abstenção da história no segundo turno das eleições municipais de 2024

O número de pessoas que decidiram não ir às urnas nestes domingo (27) superou o índice de abstenção das eleições de 2020, que aconteceram durante a pandemia da Covid-19.

Published

on

Urna eletrônica - eleições municipais em Jundiaí
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

A cidade de Jundiaí registrou em 2024 o maior índice de abstenção da história da cidade. De acordo com dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 102.679 eleitores, ou seja 30,52% do eleitorado, deixaram de comparecer às urnas neste domingo (27). Este é o maior percentual de abstenção já registrado na cidade, ultrapassando até mesmo o índice das eleições de…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições 2024: segundo turno teve registro de 102 crimes eleitorais e 42 prisões

Como evidência dos crimes eleitorais nas eleições 2024, o ministério apreendeu R$ 12.059 em dinheiro e 4.464 materiais de campanha usados de maneira irregular.

Published

on

Crimes Eleitorais nas Eleições 2024
Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

Durante o segundo turno das eleições 2024, as forças de segurança contabilizaram 102 crimes eleitorais em todo o país, resultando em 42 prisões. De acordo com o relatório do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a infração mais comum foi a prática de "boca de urna", com um total de 34…

Continue Reading

Eleições 2024

‘A cidade sempre poderá contar comigo’: Leia nota de Parimoschi após resultado das eleições

Published

on

Segundo Parimoschi, a nova estrutura funcionará como o primeiro hospital público veterinário de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

José Antonio Parimoschi, candidato à prefeitura de Jundiaí, divulgou uma nota oficial após o resultado das eleições do segundo turno neste domingo (27). O candidato reafirmou seu compromisso com os avanços obtidos em sua gestão e destacou que Jundiaí sempre estará em primeiro lugar, prometendo seguir trabalhando pelo bem da cidade e sua população. Leia a nota de Parimoschi na…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli vence eleição no segundo turno em Jundiaí com mais de 58% dos votos

Published

on

Gustavo Martinelli, homem com barba, usando camisa polo azul, segurando microfone e fazendo discurso, com lâmpadas penduradas ao fundo.
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Em uma disputa acirrada que refletiu a polarização da cidade, o candidato Gustavo Martinelli (UNIÃO) venceu as eleições municipais de Jundiaí no segundo turno. Com mais de 99% das urnas apuradas, o candidato recebeu 58,90% dos votos válidos. Seu adversário, José Antonio Parimoschi, obteve 41,10%. Martinelli conseguiu virar o jogo, considerando que ficou em 2º lugar no primeiro turno, recebendo…

Continue Reading
Advertisement