PM de SP prende 78 no 1º dia da 'saidinha'
Conecte-se conosco

Polícia

PM de SP prende 78 no 1º dia da ‘saidinha’

Primeira saída temporária do ano iniciou nesta terça, dia 12

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Governo de SP

A Polícia Militar de São Paulo realizou a prisão de 78 pessoas em todo o estado por desrespeitarem medidas judiciais no primeiro dia de saída temporária, que teve início na terça-feira (12).

Dos detidos, 42 foram capturados na capital paulista, com cinco deles sendo encontrados no centro da cidade, conforme relatado pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo ao UOL. Em Campinas, interior do estado, outros 15 indivíduos foram presos por estarem fora de seus domicílios ou em locais não autorizados.

Desde 2023, de acordo com uma portaria da SSP, os detentos flagrados violando as regras estabelecidas pelo Poder Judiciário são retornados ao sistema prisional. A mesma portaria permite que os policiais tenham acesso aos processos dos réus em liberdade condicional, permitindo que verifiquem se as regras da saída temporária estão sendo cumpridas durante as abordagens.

Os presos flagrados violando as medidas durante as “saidinhas” devem ser levados a uma unidade do IML para realização de exame de corpo de delito.

Em dezembro do ano passado, 712 pessoas foram presas durante a saída temporária de fim de ano no estado. Já em setembro, 142 sentenciados foram reconduzidos às unidades prisionais, enquanto outros 234 retornaram à prisão em junho de 2023.

A primeira saída temporária do ano permitiu que presos em regime semiaberto em São Paulo deixassem as unidades prisionais na terça-feira (13). O número total de beneficiados não foi divulgado pela SAP.

Saída temporária

A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais para detentos que apresentam bom comportamento e estão em regime semiaberto. Em média, cerca de 35 mil apenados deixam as unidades durante essas saídas temporárias, com uma taxa de retorno de cerca de 95%.

Os presos têm direito ao benefício desde que cumpram outras exigências, como terem cumprido pelo menos um sexto da pena, se primários, ou um quarto dela, se reincidentes, a contar da data de prisão, considerando o tempo de cumprimento no regime fechado.

Segundo o TJ-SP, os presos em regime semiaberto têm direito a quatro saídas durante o ano, devendo comprovar o endereço onde permanecerão durante a saída.

As saídas temporárias nos meses de março, junho e setembro começam na terça-feira da terceira semana do mês, iniciando-se às 6h e encerrando-se às 18h da segunda-feira seguinte. Já em dezembro, a saída temporária tem início às 6h do dia 23 e encerra-se às 18h do dia 3 de janeiro seguinte, quando o preso deve retornar ao presídio.

Durante as saídas temporárias, os presos devem cumprir certas condições, como recolher-se à residência durante o período noturno e não frequentar bares, casas noturnas, locais de jogos ou de prostituição.

A revisão desse benefício está sendo discutida no Congresso Nacional. Um projeto em andamento poderá revogar o direito à “saidinha”. O projeto avançou rapidamente pela Casa e aguarda sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após aprovação no plenário. Guilherme Derrite (PL), que ocupava o cargo de secretário da SSP-SP, foi exonerado na terça-feira (12) para assumir a relatoria do projeto na Câmara dos Deputados.

Datas das saídas temporárias neste ano:

Primeira saída: 12/3/24 a 18/3/24;
Segunda saída: 11/6/24 a 17/6/24;
Terceira saída: 17/9/24 a 23/9/24;
Quarta saída: 23/12/24 a 3/1/25

Polícia

Homem condenado à prisão por estupro é preso em Jundiaí

Durante abordagem no Jardim Santa Gertrudes, os policiais confirmaram que o homem de 37 anos estava foragido da Justiça.

Publicado

em

Mulher vítima de violência se protegendo com os braços
Foto: doidam10/Canva

Na tarde desta quarta-feira (22), a polícia prendeu um homem de 37 anos, condenado a 10 anos de prisão por estupro, em Jundiaí. A prisão aconteceu na rua Ricardo César Fávaro, no bairro Jardim Santa Gertrudes. De acordo com relatos dos policiais, os agentes realizavam patrulhamento pela região quando avistaram e abordaram o indivíduo. Ao consultar o sistema, os policiais…

Continuar lendo

Polícia

GM Jundiaí apreende drogas no bairro Morada das Vinhas

Os entorpecentes foram apreendidos e um homem detido por tráfico de drogas.

Publicado

em

Cão policial K9 ao lado de uma mesa com apreensões de drogas e dinheiro durante operação de combate ao tráfico em área urbana de Jundiaí.
Foto: Guarda Municipal de Jundiaí

Durante patrulhamento de rotina pelo bairro Morada das Vinhas, a equipe do Canil da Guarda Municipal (GM) de Jundiaí apreendeu várias porções de drogas. Os guardas adentraram a Rua Diamante Negro, local conhecido como ponto de venda de drogas, e se depararam com um indivíduo que, ao avistar a viatura, fugiu em direção a uma área de mata. Após breve…

Continuar lendo

Polícia

Jundiaí registra dois casos de violência contra idosos em um dia

Uma cuidadora foi presa suspeita de agredir uma mulher de de 77 anos e um homem foi preso após invadir um asilo para xingar a mãe acamada de 81 anos.

Publicado

em

Imagem mostra uma idosa em cadeira de rodas sendo ameaçada por um homem com punho fechado em um parque, simbolizando violência contra idosos.
Foto: Canva Pro

Dois casos de violência contra idosos mobilizaram a Guarda Municipal de Jundiaí na tarde desta terça-feira (21). Em ambos os episódios, as autoridades prenderam os suspeitos em flagrante. No bairro Jardim Tamoio, a guarda deteve uma cuidadora após suspeitas de agredir uma idosa de 77 anos. A síndica do condomínio acionou a Guarda Municipal após o zelador ouvir pedidos de…

Continuar lendo

Polícia

Governo de SP anuncia contratação de 12 mil novas câmeras corporais para PM

As novas câmeras têm funcionalidades como reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e melhoria na conectividade com possibilidade de transmissão ao vivo.

Publicado

em

Policial Militar do Estado de São Paulo com arma nas mãos e câmera corporal no peito.
O edital previa a compra de 10,1 mil equipamentos, mas o número foi ampliado para 12 mil (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O Governo de São Paulo publicou hoje o edital para a contratação de 12 mil novas câmeras corporais para PMs do estado. As novas câmeras representam um aumento de 18% no número de equipamentos disponíveis. Além disso, as câmeras têm funcionalidades como reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, melhoria na conectividade com possibilidade de transmissão ao vivo, entre outras.…

Continuar lendo

Polícia

Guarda Municipal de Jundiaí é morto pelo filho em SP

A esposa e a outra filha do Guarda também foram mortas. O jovem de 16 anos ligou para a polícia e confessou o crime. Saiba mais.

Publicado

em

Guarda Municipal de Jundiaí é morto pelo filho adotivo em SP
Isac Tavares Santos trabalhava na Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí desde 2012 (Foto: Guarda Municipal de Jundiaí)

Isac Tavares Santos, Guarda Municipal de Jundiaí, foi assassinado pelo filho adotivo, um adolescente de 16 anos. O menor também confessou ter matado a esposa do guarda, Solange Aparecida Gomes, de 50 anos, e a filha do casal, Letícia Gomes Santos, de 16 anos. De acordo com o boletim de ocorrência, o adolescente ligou para a Polícia Militar, na noite…

Continuar lendo