Jundiaí apresenta programa Cidade das Crianças para educadores de Itu
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí apresenta programa Cidade das Crianças para educadores de Itu

O encontro faz parte dos trâmites da adesão à Rede Brasileira de Cidades das Crianças, firmada em outubro do ano passado

Publicado

em

Atualizado há

Reunião foi realizada no auditório da secretaria de Educação, com educadores das redes pública e particular. Foto: Divulgação/ Angélica Estrada

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que é também o ponto focal do programa Cidade das Crianças, representou Jundiaí na tarde da segunda-feira (25) durante a reunião de apresentação da criação do Comitê das Crianças de Itu. O encontro, realizado na Prefeitura do Município paulista localizado a cerca de 50 quilômetros de Jundiaí, faz parte dos trâmites da adesão à Rede Brasileira de Cidades das Crianças, firmada em outubro do ano passado.

“Jundiaí não é só a nossa referência regional como também nacional para balizar as iniciativas voltadas às Infâncias. Por isso quisemos que o Município pudesse compartilhar as suas ações, para que também possam tomar mais corpo aqui em Itu, incentivando a adesão de todos pelo Comitê das Crianças, que é a prática, a voz e a consolidação das ideias e das políticas para as Infâncias”, comentou o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola.

Participaram do encontro cerca de cem educadores das redes públicas municipal e estadual de ensino, além da rede particular, tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental. Peroni fez uma a apresentação sobre o programa municipal e a Rede Brasileira, da qual Jundiaí é sede, e reforçou a importância da adesão dos participantes na reunião.

“É importante frisar que esta Rede e este conceito aos quais Itu decidiu aderir falam de temas que envolvem mudanças de comportamento, e isso não se resolve num passe de mágica. É sobre garantir o direito à autonomia das crianças, sobre convivência e socialização, sobre priorização de investimentos e tomada de decisões. Não se trata de um projeto apenas educativo e pedagógico. Ele passa sim pela escola e pelos educadores, mas deve ser encarado como um projeto de cidade, que depende da adesão de todos e da vontade política dos gestores. Por isso a importância deste encontro de sensibilização.”

A promotora de participação do Comitê das Crianças de Jundiaí Adriana Uemori deu detalhes da composição e cronograma de ações do grupo ao longo do ano. Adriana destacou também algumas conquistas para o Município a partir dos documentos finais entregues pelas composições anteriores ao prefeito, como a construção do Mundo das Crianças, a instalação de Parques Naturalizados, além da preocupação delas com a arborização e inclusão nos ambientes.

A secretária-adjunta de Educação de Itu, Sílvia Sório, apresentou as diversas iniciativas do Município relacionadas à adesão à Rede e compartilhou que, inspirados no modelo jundiaiense, além das 24 vagas destinadas ao sorteio de 12 meninos e 12 meninas das diversas regiões da cidade, o grupo ituano contará com uma vaga exclusiva para o sorteio de crianças com deficiência, pedido do Comitê jundiaiense de 2022.

Também participaram da reunião diversos secretários municipais e vereadores de Itu.

Rede Brasileira

Criada em 2013, a Rede Brasileira de Cidades das Crianças já conta com 14 integrante de todo o País. Municípios interessados na proposta e na adesão podem obter mais informações pelo e-mail [email protected].

Jundiaí

Café de Negócios da ACE Jundiaí discute a era da IA

Publicado

em

Por

Elton Monteiro ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí realizará no dia 17 de maio, às 8h, mais uma edição do Café de Negócios. O tema será “Um novo tempo nos negócios. Você está preparado?", com o especialista Elton Monteiro. Além de se conectar a outros empreendedores, será uma oportunidade de os participantes refletirem sobre os impactos positivos e negativos da Inteligência…

Continuar lendo

Jundiaí

Centro de Integração da Cidadania abre inscrições para teste de DNA gratuito em Jundiaí

O serviço é gratuito e destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Saiba mais.

Publicado

em

Por

As inscrições estão abertas entre 07 de maio e 22 de julho (Foto: Canva)

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Jundiaí, em parceria com o Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (IMESC), abre inscrições para testes de DNA gratuitos. O objetivo da iniciativa é auxiliar na investigação de laços de parentesco entre supostos pais e filhos, garantindo acesso à justiça e à resolução de dúvidas para famílias de baixa…

Continuar lendo

Jundiaí

Bairros de Jundiaí terão paralisação no abastecimento de água neste sábado (11)

A DAE Jundiaí realizará uma interligação de rede no Jardim do Lago, o que impactará o serviço de distribuição de água em bairros da região. Confira.

Publicado

em

Por

Reservatório do Jardim do Lago, Jundiaí
O trecho em frente ao reservatório será interditado para o serviço, das 6h às 19h. Confira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (11), a DAE Jundiaí realiza uma interligação de rede na avenida Professora Leonita Faber Ladeira. A obra acontece em função do novo reservatório do Jardim do Lago. Assim, a empresa interditará o trecho em frente ao reservatório para o serviço, das 6h às 19h. Durante este período, os bairros Cidade Jardim, Jardim Marambaia, Jardim Santa Gertrudes, Vila Progresso,…

Continuar lendo

Jundiaí

Bazar Solidário do Grendacc realiza edição especial para o Dia das Mães

A instituição realiza o Bazar Solidário das Mães até sábado (11), e reúne artesãos e microempreendedores de Jundiaí para exporem seus produtos.

Publicado

em

Por

Os expositores reverterão 15% do total das vendas para o Hospital da Criança do Grendacc (Foto: Divulgação/Grendacc)

Procurando um presente especial para o Dia das Mães? Que tal unir o útil ao agradável? No Bazar Solidário das Mães do Grendacc, você encontra diversos produtos artesanais e de microempreendedores de Jundiaí. Em contrapartida, você ainda ajuda o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) na luta contra o câncer infantojuvenil. Os expositores reverterão 15% do total das…

Continuar lendo

Jundiaí

Mobilização em Jundiaí envia 30 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

No primeiro dia, foram arrecadadas 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama e outros itens de primeira necessidade.

Publicado

em

Por

A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta da população jundiaiense (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), segue mobilizada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (7), a iniciativa enviou 30 toneladas de doações à Defesa Civil gaúcha, responsável pela distribuição dos itens às famílias afetadas pela tragédia. A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta…

Continuar lendo
Publicidade