Jundiaí intensifica projetos para combater as mudanças climáticas
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí intensifica projetos sustentáveis para combater as mudanças climáticas

A Prefeitura de Jundiaí adota soluções inovadoras como jardins de chuva e plantio de árvores para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Published

on

Atualizado há

Um grupo de estudantes em uniformes azuis e chapéus bege está em uma trilha na Serra do Japi, participando de uma aula ao ar livre sobre mudanças climáticas.
Projetos de Educação Ambiental com as crianças da Rede Municipal de Ensino também são realizados pela Fundação Serra do Japi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Como enfrentamento às mudanças climáticas e a prevenção de desastres ocasionados, principalmente, em períodos de chuvas, a Prefeitura de Jundiaí desenvolve diversas ações e atua em projetos de combate à crise do clima. Essa iniciativa abrangente inclui projetos de macrodrenagem, ampliação da arborização urbana, proteção de mananciais, melhorias na mobilidade urbana com foco na redução do uso de automóveis e a intensificação dos cuidados com a Serra do Japi.

Olhando para o futuro: ações para mitigar as mudanças climáticas

“Os efeitos das mudanças climáticas são preocupantes e as iniciativas para mitigá-los devem ser iniciadas no presente, para que os impactos no futuro sejam positivos. Estas ações estão em consonância com o Programa Cidade das Crianças, com medidas que potencializam o desenvolvimento dessa e das próximas gerações”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Jardins de chuva: uma solução sustentável para a drenagem urbana

Uma das ações em destaque é a instalação de jardins de chuva em diversos pontos da cidade. Essa solução baseada na natureza, já implementada no Parque Naturalizado do Jardim Guanabara e em três escolas públicas, reduz a quantidade e a velocidade do escoamento da água em chuvas intensas, além de embelezar a paisagem.

“Fazer a gestão das águas pluviais é fundamental para que, na ocorrência de eventos climáticos adversos como fortes chuvas, o território tenha mais dispositivos de retenção da água e redução da sua velocidade, diminuindo, assim, os efeitos indesejados dos alagamentos”, lembrou a arquiteta Sylvia Angelini, diretora de Urbanismo da Prefeitura de Jundiaí.

Vista do pátio de uma escola decorada com bandeirinhas coloridas, com um jardim central cercado por colunas e telhados de cerâmica.
Jardim de chuva implantado na EMEB Marly de Marco Pereira, no Fazenda Grande. Outras duas EMEBs também contam com o equipamento (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Obras e legislação para um futuro resiliente às mudanças climáticas

As obras municipais também incorporam medidas de combate às mudanças climáticas. O Código de Obras Municipal exige que novas construções, ampliações e regularizações em Jundiaí possuam reservatórios de águas pluviais, contribuindo para a manutenção do lençol freático e a redução do impacto das chuvas.

“Pequenas ações tomadas nos imóveis, mas distribuídas pelo território e somadas, resultam em grandes resultados para a melhoria do manejo da água pluvial da cidade”, avaliou o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.

Planejamento urbano e meio ambiente: ferramentas contra os desafios climáticos

O Plano Diretor Municipal também desempenha um papel importante, estabelecendo taxas mínimas de permeabilidade do solo para que a água da chuva seja absorvida, mitigando os impactos das chuvas e melhorando a qualidade ambiental.

Arborização urbana: um aliado no combate às mudanças climáticas

A arborização urbana é outra frente de atuação da prefeitura. O programa Pé de Árvore plantou mais de 1.300 mudas em diversas regiões da cidade, e um projeto para plantar 6.600 árvores às margens do Rio Jundiaí está em andamento.

Um homem planta uma muda na margem do rio Jundiaí, cercado por vegetação verde e um dia ensolarado ao fundo.
Às margens do Rio Jundiaí, já foram plantadas 3.500 árvores, das 6.600 previstas inicialmente (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Serra do Japi: preservação e educação ambiental para um futuro sustentável

A Fundação Serra do Japi também contribui para o combate às mudanças climáticas com projetos de educação ambiental e conscientização sobre a importância da preservação do bioma.

Um futuro resiliente às mudanças climáticas

Como enfrentamento às mudanças climáticas e a prevenção de desastres ocasionados, principalmente, em períodos de chuvas, a Prefeitura de Jundiaí desenvolve diversas ações e atua em projetos de combate à crise do clima. Através de um conjunto de ações que abrangem infraestrutura, legislação, planejamento urbano, educação ambiental e preservação ambiental, Jundiaí se posiciona como uma cidade que busca soluções inovadoras e sustentáveis para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.

Jundiaí

Paróquia da Vila Arens e UIPA darão benção de São Francisco de Assis nos animais

Evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis.

Published

on

Benção de São Francisco de Assis
Benção de São Francisco de Assis nos animais começa às 9h30, neste sábado, 5 de outubro (Foto: Reprodução/ Instagram @uipa.jdi)

Neste sábado (5), a partir das 9h30, a UIPA - União Internacional Protetora dos Animais e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens, em Jundiaí (SP), realizarão a benção de São Francisco de Assis nos pets. O evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis. A Paróquia fica…

Continue Reading

Jundiaí

Parque do Corrupira: revitalização avança com construção de novas quadras esportivas

O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros dois parques. Confira!

Published

on

Parque do Corrupira em obras.
O investimento do Parque Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque do Trabalhador, conhecido popularmente como Parque do Corrupira, de Jundiaí (SP), teve suas obras de revitalização iniciadas em todo o espaço. O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros parques (Eloy Chaves e Jardim das Tulipas). O investimento do Parque do Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões e, ao todo com os outros parques, o…

Continue Reading

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente será realizado na próxima quarta-feira (9)

As doações são recebidas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, no mesmo endereço do Bazar do Hospital São Vicente: Rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350.

Published

on

Bazar Hospital São Vicente
Foto: Divulgação

O tradicional Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) já tem data marcada para o mês de outubro. O evento, bastante conhecido pela população de Jundiaí e região, acontecerá no dia 9, quarta-feira, das 8h às 16h. Os visitantes poderão encontrar uma ampla variedade de produtos, como roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, artigos de decoração, roupas…

Continue Reading

Jundiaí

APAE Jundiaí é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

A premiação avaliou cinco critérios: Causa e Estratégia de Atuação, Responsabilidade, Gestão, Financiamento e Transparência na Comunicação.

Published

on

Fachada da Apae Jundiaí
Premiação avaliou cinco critérios, entre eles gestão e planejamento, comunicação e prestação de contas (Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (3), a APAE Jundiaí foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em uma das mais prestigiadas premiações do terceiro setor. O Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo Que Queremos, destaca as organizações que se sobressaem em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A premiação avaliou as organizações inscritas com…

Continue Reading

Jundiaí

Fim de semana em Jundiaí terá clima ameno e com chances de chuva; confira a previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para os próximos dias e saiba mais.

Published

on

Centro de Jundiaí vista de cima
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta semana, Jundiaí foi "surpreendida" com uma queda de temperaturas após dias secos e quentes. Neste final de semana de eleições municipais, a previsão do tempo é de um clima mais ameno e menos quente, com muitas nuvens e termômetros que não chegam a 30°C. De acordo com o Climatempo, ainda há possibilidade de chover em Jundiaí, mas deve ser…

Continue Reading
Advertisement