Papagaios-de-peito-roxo resgatados chegam à Mata Ciliar
Connect with us

Jundiaí

Papagaios-de-peito-roxo ameaçados de extinção ganham nova chance na Mata Ciliar

Animas eram criados como animais de estimação, o que gerou comportamentos estereotipados e até mesmo corte das asas

Published

on

Atualizado há

Papagaios-de-peito-roxo são resgatados e levados a mata ciliar
Foto: Mata Ciliar

A relação entre fauna e flora é fundamental para a sobrevivência das espécies e a preservação dos ecossistemas. No entanto, ações humanas como o tráfico ilegal e a destruição do habitat natural colocam em risco a biodiversidade. Um exemplo preocupante é o caso do papagaio-de-peito-roxo, ave em perigo de extinção devido à perda das florestas de araucárias, onde atua como dispersor de sementes dessa árvore, também ameaçada pela exploração predatória de sua madeira e do pinhão.

Do cativeiro à reabilitação: esperança para os papagaios

Na última semana, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Mata Ciliar recebeu dois papagaios-de-peito-roxo. As aves, entregues pela Divisão de Educação Ambiental e Bem-Estar Animal de Várzea Paulista, estavam em cativeiro como animais de estimação, o que gerou comportamentos estereotipados e até mesmo corte das asas.

Papagaios-de-peito-roxo criados como pet chegam ao Cras da Mata Ciliar
Animais estavam debilitados, inclusive com as asas cortadas. Foto: Mata Ciliar

De acordo com Ana Julia Tonetti Claro, médica veterinária da Mata Ciliar, os papagaios passarão por um processo de reabilitação alimentar e comportamental para que possam retornar ao seu habitat natural. “Um deles está doente e perdeu muita massa corporal, por isso já iniciamos um tratamento intensivo. Ele, inclusive, tem uma alimentação viciada em sementes de girassol e não se alimenta de outras coisas, tornando a situação ainda mais preocupante considerando a dieta baseada em gordura”, explica.

“Vamos continuar com os cuidados para que mais dois indivíduos consigam ter uma segunda chance de vida ou que possam contribuir para a perpetuação da espécie e, consequentemente, da araucária”, completa Ana Julia.

A importância da araucária para o ecossistema

Cultivo de mudas de araucária na Mata Ciliar para reflorestamento
Mudas de araucária. Foto: Mata Ciliar

A araucária, árvore nativa brasileira que pode ultrapassar 30 metros de altura, depende da polinização cruzada para se reproduzir. Sua exploração para obtenção de madeira e do pinhão, utilizado na culinária e no artesanato, coloca a espécie em risco.

O Projeto De Olho nos Rios, da Associação Mata Ciliar, desenvolve ações de restauração, reflorestamento e enriquecimento ambiental, incluindo o cultivo de mudas de araucárias. A iniciativa busca garantir a perpetuação da espécie e contribuir para a preservação do ecossistema.

A Mata Ciliar: um compromisso com a biodiversidade

Fundada em 1987, a Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos que atua na conservação da biodiversidade. Através de diversas ações em parceria com instituições privadas, poder público e sociedade civil, a AMC busca garantir a preservação da fauna e flora brasileiras.

Jundiaí

Jundiaí: Hospital São Vicente celebra dia do padroeiro em missa especial 

Celebração foi realizada pelo Padre Marcelo Santos e contou com a participação dos diáconos Biagio Calicchio Neto e Antônio Casarim

Published

on

Missa em capela do Hospital São Vicente. Na foto, temos fiéis e o padre em celebração.
Colaboradores, pacientes e acompanhantes estiveram presentes na ocasião (Foto: Divulgação/ HSV)

Nesta sexta-feira (27), foi celebrada na capela do Hospital São Vicente (HSV) de Jundiaí uma missa em celebração ao Dia de São Vicente de Paulo, padroeiro da unidade, pelo Padre Marcelo Santos, Vigário Forâneo da Diocese do município.  A missa contou com a participação dos diáconos Biagio Antonio Calicchio Neto e Antônio Arnaldo Casarim. O superintendente do Hospital São Vicente,…

Continue Reading

Jundiaí

PEAMA de Jundiaí vai para Jogos Latino-Americanos das Olimpíadas Especiais

A delegação participará das competições de atletismo, tênis de mesa e ginástica rítmica. Saiba mais.

Published

on

Atletas do PEAMA de Jundiaí
Foto: PEAMA de Jundiaí/Flicker

A cidade de Jundiaí estará bem representada nos Jogos Latino-Americanos das Olimpíadas Especiais, uma competição voltada a atletas com deficiências intelectuais. As Olimpíadas Especiais serão realizadas entre os dias 3 e 13 de outubro, na cidade de Assunção, no Paraguai. A competição é focada nos atletas de países da América Latina, mas também recebe convidados da Europa. A delegação do…

Continue Reading

Jundiaí

Acolhidos com carinho: saiba mais sobre a Cidade Vicentina de Jundiaí

O Dia dos Vicentinos, comemorado anualmente em 27 de setembro, é uma data especial para celebrar a missão da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).

Published

on

Cidade Vicentina de Jundiaí
Foto: Tribuna de Jundiaí

Você conhece a Cidade Vicentina de Jundiaí? O Dia dos Vicentinos, comemorado anualmente em 27 de setembro, é uma data especial para celebrar a missão da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Essa organização católica, composta por leigos e voluntários, se inspira na vida e obra de São Vicente de Paulo, um padre francês conhecido como o "pai da…

Continue Reading

Jundiaí

Montanha-russa: Jundiaí terá sábado frio, mas no domingo o calorão volta; confira a previsão do tempo

Com a máxima de sábado (28) atingindo 26°C, as previsões mostram que as temperaturas irão subir no domingo (29), podendo atingir 31°C em Jundiaí.

Published

on

Tempo chuvoso sobre Jundiaí, com céu nublado, edifícios ao fundo e ar melhorado devido à chuva – Qualidade do Ar em foco.
Foto: Tribuna de Jundiaí

Jundiaí continua enfrentando uma variação nas temperaturas neste fim de semana. Neste sábado (28), segundo o Climatempo, a cidade terá um dia mais frio em comparação aos últimos dias. Mas, se você acha que o frio vai "durar", no domingo (29), o calor volta com força total. As previsões mostram que as temperaturas irão subir consideravelmente, podendo atingir 31°C. Como…

Continue Reading

Jundiaí

Hospital São Vicente realiza mais de 10 mil diagnósticos por imagem em um ano

Nos últimos três meses, a média foi de 1.085 exames por mês, beneficiando 725 pessoas

Published

on

Máquina de ressonância magnética instalada no Hospital São Vicente.
Equipamento de alta tecnologia auxilia no diagnóstico e análise de imagens (Foto: Divulgação/ HSV)

Neste domingo (29), o Hospital São Vicente (HSV) de Jundiaí celebra o primeiro ano de funcionamento da ressonância magnética, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Icon Diagnósticos por Imagem com 10.888 exames realizados, beneficiando 7.500 pacientes. O recurso proporcionou avanços significativos na qualidade do atendimento prestado pelo hospital, garantindo uma abordagem segura. “Reduzimos em 50% o…

Continue Reading
Advertisement