Rede Brasileira de Cidades das Crianças recebe 2 novas cidades
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí recebe Estância Velha e Vinhedo na Rede Brasileira de Cidades das Crianças

O ato marca a entrada das cidades para a rede, que agora conta com 17 integrantes, com Jundiaí como sede.

Published

on

Atualizado há

Jundiaí recebe Estância Velha e Vinhedo na Rede Brasileira de Cidades das Crianças
Em agosto, Jundiaí realiza o 2º Encontro da Rede Brasileira de Cidades das Crianças (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã desta segunda-feira (1º), o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, recebeu os prefeitos e equipes de Estância Velha (RS) e Vinhedo (SP) para a assinatura do termo de adesão desses municípios à Rede Brasileira de Cidades das Crianças. O ato oficial, realizado no Paço Municipal, marca a entrada das cidades para a rede, que agora conta com 17 integrantes, com Jundiaí como sede.

“O grande norteador deste conceito e da Rede de Cidades das Crianças é a crença de que o desenvolvimento social depende do investimento no desenvolvimento integral dos seres humanos. E o momento crucial para investir é na infância, quando, segundo pesquisas acadêmicas, ocorre cerca de 80% da formação dos indivíduos. Por isso, nossa alegria em contar com mais parceiros interessados em propagar e ampliar esta prática que acredita nas potências das crianças e deixa os melhores legados para a sociedade e para as cidades”, ressaltou Luiz Fernando.

Vinhedo e Estância Velha abraçam a iniciativa Cidades das Crianças

O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, expressou grande entusiasmo com a adesão. “Tomamos conhecimento desta iniciativa por meio de Jundiaí, quando participamos da inauguração do Mundo das Crianças, e ficamos encantados. Acreditamos na proposta, que rapidamente teve a adesão, principalmente entre nossos educadores. A ideia agora é maximizar este alcance”, afirmou.

Já Diego Francisco, prefeito de Estância Velha, compartilhou a trajetória do município na Rede Brasileira Cidades das Crianças. “Participamos do Encontro promovido por Jundiaí em março do ano passado e já estivemos aqui em outra oportunidade para o início de um trabalho técnico que já nos rendeu a criação de um grupo de trabalho intersetorial e de um comitê de escuta das crianças. Essas medidas eram exigências para a adesão à Rede, que oficializamos com esta assinatura. Agora é aproveitar essa chancela e potencializar a participação das crianças nas tomadas de decisões”, comentou.

Jundiaí recebe Estância Velha e Vinhedo na Rede Brasileira de Cidades das Crianças
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Marcelo Peroni, gestor de Cultura de Jundiaí e responsável pela Rede Brasileira Cidades das Crianças, destacou o convite aos novos integrantes para o Encontro de agosto.

“Em pouco mais de um ano de sua criação, a Rede Brasileira tem a felicidade de crescer rapidamente e com a adesão de equipes técnicas comprometidas com este conceito que trata da escuta das crianças e da garantia de sua autonomia dentro das cidades. Fica aqui registrado o nosso convite para que todos retornem a Jundiaí em agosto, durante o nosso 2º Encontro, quando, dentro das agendas programadas, haverá momentos dedicados especialmente para que a Rede possa dialogar com o Francesco Tonucci e a Lorena Morachimo, idealizadores deste conceito e coordenadora internacional de redes, e cujas presenças já estão confirmadas”, ressaltou.

Após a assinatura, os termos serão enviados para a Associazione Francesco Tonucci, sediada em Roma, na Itália, para validação e, em seguida, publicação de decreto nas Imprensas Oficiais dos respectivos municípios. As representantes dos novos integrantes na rede serão Luciane Murer e Jaqueline Hansen, respectivamente, de Vinhedo e Estância Velha.

Outras cidades da Rede Brasileira Cidade das Crianças

A Rede Brasileira de Cidades das Crianças é composta por:

  • Benevides (PA)
  • Boa Vista (RO)
  • Brasiléia (AC)
  • Fortaleza e Sobral (CE)
  • Osório e Pelotas (RS)
  • Itu, Itupeva, Jarinu, Louveira, Mococa, Mogi das Cruzes e Rio Claro (SP)

Jundiaí

Jundiaí: Anhangabaú terá calçadas mais acessíveis para pessoas com deficiência

A iniciativa beneficiará os usuários do Instituto Luiz Braille e CECE Dr Nicolino de Luca. Saiba mais.

Published

on

Bairro Anhangabaú, em Jundiaí
As obras têm prazo estimado de seis meses (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

As calçadas no entorno do Lar Nossa Senhora das Graças, Instituto Luiz Braille e CECE Dr Nicolino de Luca (Bolão), no bairro Anhangabaú, em Jundiaí, receberão melhorias significativas em sua acessibilidade. A iniciativa, antiga reivindicação da comunidade, terá início ainda em julho e será executada pela Prefeitura de Jundiaí, com projeto elaborado pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e…

Continue Reading

Jundiaí

ACE inicia encontros com pré-candidatos a prefeito de Jundiaí

A iniciativa dá espaço para que cada pré-candidato a prefeito de Jundiaí apresente suas propostas de governo, com foco no desenvolvimento dos negócios na cidade.

Published

on

Presidente da ACE se encontrará com pré-candidatos a prefeito de Jundiaí
Confirmaram presença Gustavo Martinelli (União), Higor Codarin (PSOL), José Antonio Parimoschi (PL), Ricardo Bocalon (PSB) e Silas Feitosa (PRTB) (Foto: ACE Jundiaí)

A Associação Comercial Empresarial (ACE) se prepara para iniciar um ciclo de reuniões com os pré-candidatos a prefeito de Jundiaí. O objetivo da iniciativa, que se inicia na próxima semana, é dar espaço para que cada postulante apresente suas propostas de governo, com foco especial no desenvolvimento e crescimento dos negócios na cidade. As reuniões acontecerão na sede da ACE,…

Continue Reading

Jundiaí

Concertos Astra-Finamax traz uma das principais orquestras de ópera do país para Jundiaí

A 26ª Temporada do Concertos Astra-Finamax traz para o Teatro Polytheama a Orquestra do Theatro São Pedro. Os ingressos já estão à venda.

Published

on

Concertos Astra-Finamax
50% da renda com a venda de ingressos será revertida à Fundação Casa da Cultura e 50% ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille (Foto: Divulgação/)

A 26ª Temporada do Concertos Astra-Finamax recebe, no dia 13 de julho, a Orquestra do Theatro São Pedro, uma das principais orquestras de ópera do país em Jundiaí. O concerto, que será realizado no Teatro Polytheama, contará com a regência do maestro Ira Levin e a participação da soprano Gabriella Pace. A Orquestra do Theatro São Pedro apresentará um programa…

Continue Reading

Jundiaí

Centro de Saúde do Trabalhador de Jundiaí está em 1º lugar entre melhores do Brasil

O CEREST de Jundiaí obteve nota máxima – 78 pontos – no Qualifica CEREST do primeiro quadrimestre de 2024.

Published

on

Centro de Referência e Saúde do Trabalhador de Jundiaí
O CEREST é referência técnica e pedagógica, desenvolvendo ações para a prevenção de acidentes e cuidado com os trabalhadores (Foto: )

O Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST) de Jundiaí conquistou um resultado notável no Qualifica CEREST do primeiro quadrimestre de 2024, obtendo a nota máxima de 78 pontos. Esse reconhecimento coloca o município na primeira posição no ranking dos 25 melhores CERESTs do Brasil, um feito que demonstra a excelência do trabalho desenvolvido pela unidade em prol da…

Continue Reading

Jundiaí

Coral Divino em Canto abre inscrições para novos integrantes

Os interessados devem ser maiores de 18 anos e poderão se inscrever até o dia 26 de julho. Saiba mais.

Published

on

Integrantes do Coral Divino em Canto
O coral é um projeto musical mantido pelo Colégio Divino Salvador, de Jundiaí (Foto: Divulgação/Coral Divino em Canto)

O Coral Divino em Canto, projeto musical mantido pelo Colégio Divino Salvador de Jundiaí, está com inscrições abertas para novos integrantes. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e poderão se inscrever até o dia 26 de julho. Para integrar o coral não é preciso ter experiência e nem ter conhecimento de partitura, apenas comprometimento e vontade de cantar.…

Continue Reading