Políticas voltadas às crianças e mudanças climáticas são discutidas em Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Políticas voltadas às crianças e mudanças climáticas são discutidas em Jundiaí

Published

on

Atualizado há

Mulheres discutem políticas para crianças e mudanças climáticas em painel, com apresentação em tela ao fundo destacando os riscos.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O painel “Criança e Clima – Riscos Climáticos Extremos”, realizado durante o 2º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e 2º Fórum Internacional das Infâncias 2024, trouxe à tona uma questão urgente: a necessidade de discutir os impactos das mudanças climáticas sobre as crianças e a responsabilidade dos adultos nesse processo.

O peso da responsabilidade

Realizado na Sala Glória Rocha, o painel, diferentemente dos demais eventos da programação, não contou com a participação das crianças. A decisão, segundo o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, se deve ao fato de que a temática exige uma reflexão profunda por parte dos adultos. “A grande questão é não colocar um peso que não é delas. Essa responsabilidade cabe a nós”, afirmou.

Jundiaí: incorporando as mudanças climáticas nas políticas para a infância

Peroni destacou ainda que a temática das mudanças climáticas foi incluída como o nono eixo norteador do trabalho voltado para as crianças em Jundiaí. Essa iniciativa demonstra o compromisso da cidade em integrar a questão climática às políticas públicas voltadas para a infância, se unindo aos outros oito eixos já existentes: promover a participação, garantir a autonomia, direito à educação, direito à saúde, direito à cultura, direito ao brincar, ferramentas de desenvolvimento e redes internacionais.

Vulnerabilidade brasileira e os impactos das mudanças climáticas nas crianças

Durante o painel, mediado por Úrsula Troncoso, do Ateliê Navio, especialistas abordaram os desafios e as urgências relacionados às crianças e às mudanças climáticas. Julia Gouveia, da Plan Internacional – CLICA, ressaltou a vulnerabilidade do Brasil às mudanças climáticas, tanto por suas características geográficas quanto por sua extensão territorial.

“Quando se fala em mudanças climáticas, é importante considerar que o Brasil é um país extremamente vulnerável, não só pelas características geográficas, mas também por sua extensão. De 1961 a 2020 houve um aumento de eventos extremos, como secas, ondas de calor e chuvas torrenciais. Nos últimos 20 anos, mais de 125 milhões de brasileiros foram afetados por eventos climáticos”, alertou Julia.

O futuro em risco: números alarmantes e a ansiedade climática

Os dados apresentados por Julia evidenciam a gravidade da situação: “Mais de 40 milhões de crianças brasileiras estão em risco devido a desastres climáticos. Além disso, normas sociais impõem às meninas papéis desiguais, nos quais elas ficam em posições de gerenciar tarefas como agricultura e coleta de recursos naturais.”

Thamires Pedra Rica, da Allma Hub, levou o público a refletir sobre a importância de se discutir o tema, mesmo que ele seja incômodo: “Por que fazemos o que fazemos? Por que estamos aqui falando de desemparedamento, do brincar, de inteligência emocional? Entre as buscas por respostas, olhar para o clima, sustentabilidade e relação das crianças com o clima precisa estar na nossa lista de atividades. A ansiedade climática é uma realidade. As crianças não estão aqui porque não é uma conversa confortável. Mas precisamos sair daqui com um retorno para elas, com reflexões que possam envolvê-las nesse diálogo.”

Mudanças climáticas: ameaça à saúde e ao bem-estar das crianças brasileiras

Juliana Gatti, da Árvores Vivas – CLICA, apresentou dados alarmantes da UNICEF (2022), que revelam a dimensão do problema no Brasil: 8,6 milhões de crianças e adolescentes em risco de falta de água; 7,3 milhões expostos a riscos de enchentes fluviais; 1,8 milhão vulneráveis a enchentes costeiras; 24,8 milhões sob risco de poluição ambiental; 13,6 milhões expostos a ondas de calor; e 27,8 milhões vulneráveis aos efeitos de pesticidas e agrotóxicos.

“Mudanças climáticas exacerbam riscos e problemas de saúde preexistentes em crianças. Flutuações no clima, qualidade do ar e disponibilidade alimentar afetam diretamente o bem-estar infantil”, frisou Juliana.

Ação urgente: recomendações para mitigar os impactos nas cidades

Diante desse cenário preocupante, JP Amaral, coordenador do Programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, apresentou recomendações cruciais para que os municípios minimizem os impactos das mudanças climáticas sobre as crianças. Entre as medidas, destacam-se: fortalecer a infraestrutura de serviços de saúde, escolas e creches; integrar a educação climática aos currículos escolares; criar programas de atenção especial para crianças sobre os efeitos das mudanças climáticas; e implementar estratégias para a redução de riscos.

Saiba mais

A programação completa do 2º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e 2º Fórum Internacional das Infâncias 2024, que segue até sábado (17), está disponível no link: https://jundiai.sp.gov.br/2o-encontro-brasileiro-cidades-das-criancas-e-forum-internacional-das-infancias-2024/

Jundiaí

ACE Jundiaí abre inscrições para o Café de Negócios

O tema desta edição do encontro de empresários é “O poder dos canais de ativação e suas convergências em vendas no empreendedorismo”. Veja como participar.

Published

on

ACE Jundiaí abre inscrições para o Café de Negócios
Foto: ACE Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí realiza mais uma edição do Café de Negócios. O evento reúne empreendedores da cidade para, desta vez, discutir o tema: "O poder dos canais de ativação e suas convergências em vendas no empreendedorismo". O Café de Negócios acontecerá no dia 23 de agosto, das 8h às 11h, e quem abordará o tema é…

Continue Reading

Jundiaí

Queimadas provocam alta de 7% nas interrupções elétricas em Jundiaí e região

Na região de Jundiaí, foram registradas 30 interrupções no fornecimento de energia causadas por queimadas

Published

on

Em Jundiaí, foram registradas 30 interrupções no fornecimento de energia causadas por queimadas

A escassez de chuvas durante o inverno de 2024 em São Paulo tem agravado os riscos de queimadas, que se tornaram uma preocupação constante. Na região de Jundiaí, foram registradas 30 interrupções no fornecimento de energia causadas por queimadas somente no primeiro semestre deste ano. Esse número complementa os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que identificou 1.299…

Continue Reading

Jundiaí

Hospital São Vicente define metas estratégicas para os próximos 2 anos

Hospital São Vicente investiu em projetos, como o “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”, que visa melhorar o conforto durante a hospitalização

Published

on

Hospital São Vicente investiu em projetos, como o “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) estabeleceu indicadores e metas para os próximos dois anos. Em um encontro realizado na manhã da última quarta-feira (14), os líderes da instituição se reuniram com o presidente da Diretoria Estatutária, Denílson Cardoso de Sá, e o superintendente do hospital, Matheus Gomes, para alinhar os objetivos, apresentar os resultados recentes e celebrar as…

Continue Reading

Jundiaí

6ª Feira do Empreendedor de Jundiaí começa em uma semana

O sucesso da Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços é resultado de uma parceria sólida entre a Prefeitura de Jundiaí e os empreendedores locais. Saiba mais.

Published

on

Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços (FENS) de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí apresenta mais uma edição da Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços (FENS). A FENS acontecerá no Parque Comendador Antônio Carbonari - o Parque da Uva. O evento terá em um período extenso de realização, abrangendo os dias 23, 24, 25, 30 e 31 de agosto e 1º de setembro. Para atender ao público de forma ampla,…

Continue Reading

Jundiaí

Projeto do colégio Elíseos transforma lixo eletrônico em novas árvores

Um ecoponto na coordenação do colégio recebe o lixo eletrônico dos alunos para descarte adequado a partir de uma empresa parceira no projeto.

Published

on

Duas pessoas segurando caixas de papelão com lixo eletrônico
Todo o material recolhido será encaminhado à empresa Recitek, especialista em logística reversa de resíduos eletrônicos. (Foto: Canva)

Com o objetivo de promover a conscientização ambiental e construir uma escola mais sustentável, o Colégio Elíseos, de Jundiaí, iniciou o Projeto Recicle. Essa iniciativa tem como foco a coleta e o descarte correto de lixo eletrônico, como celulares, computadores, fones de ouvido e outros equipamentos. Para isso, um ecoponto foi instalado na coordenação do colégio, onde os alunos, professores…

Continue Reading