Jundiaí adota modelo colhe e pague para produção rural
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí adota modelo colhe e pague para produção rural

Proposta tem atraído turistas de todos os cantos para viver a experiência

Published

on

Atualizado há

Em Jundiaí, o visitante pode colher sua própria goiaba nas plantações.
Produtor Almir Michelin, do Sítio Santana, mostra como é feita a colheira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No município de Jundiaí, em São Paulo, ser o protagonista da colheita tem sido um diferencial para o visitante que faz questão de ter novas experiências saudáveis. E assim tem sido, quando se deparam com propriedades rurais com o sistema ‘colhe e pague’. 

A nova proposta tem atraído turistas de todos os cantos. Eles são equipados com cesta, tesoura ou faca – dependendo do fruto -, e partem para a colheita que é repleta de história da propriedade e do fruto/ verdura, diversão e contato com a natureza.

A proposta é importante para que o visitante possa saborear e valorizar ainda mais o setor agrícola de Jundiaí

O produtor Almir Michelin, do Sítio Santana, de Bom Jardim, em Jundiaí, resolveu abrir as portas de sua propriedade para que o turista experimente um pouco das produções de pêssego, goiaba ou uva. 

“O colhe e pague foi implantado para ajudar na venda das frutas, principalmente após a pandemia, quando tudo parou. Decidimos fazer algumas mudanças e uma delas foi este sistema que acontece o ano todo”, detalha o produtor. 

Goiaba é um dos frutos que o visitante tem contato na colheita (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Antes da colheita, o visitante tem a possibilidade de fazer o passeio de trenzinho pela plantação com paradas exclusivas. Crianças e grupos da terceira idade são bem-vindos, pois o local é acessível. 

O passeio também conta com guia turístico que conta a história da família, cultura da região e, claro, os segredos da plantação.

Para o Prefeito Luiz Fernando Machado, as iniciativas que fomentam o turismo rural e incentivam a produção são uma ótima alternativa. “Jundiaí tem uma área rural com produção rica e diversificada. As ações geradas pelo projeto são importantes para estimular o turismo local e o consumo de produtos de qualidade e frescos. Ao abrir as portas de sua propriedade para o turista, o produtor ajuda a impulsionar a economia e mostrar o valor da nossa agricultura”, reforça. 

No pé das plantações de Jundiaí

Oferecendo frutas vermelhas como atrativo, em especial o morango, framboesa e amora, Ricardo Paulino de Oliveira, do Sítio Fragole, colocou em prática a ideia do colhe e pague, levando o visitante conhecer de perto sua plantação.

“O colhe e pague está sendo amadurecido porque queremos dar conforto ao turista, mas já estamos recebendo as pessoas que desejam estar aqui. A criançada fica enlouquecida quando vê um pé de morango. Temos aqui pelo menos 40 mil pés e, como a produção é anual, poderemos oferecer este atrativo o ano todo”, comenta Ricardo. 

O público tem contato com a variedade em frutos e em processos de plantação (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com as variedades conhecidas como Fênix, San Andreas e VR 10, a plantação de morango é uma atração à parte pelo colorido e pelo cuidado no manejo. 

E variedade nas formas de plantar não faltam por aqui! Desde produção suspensa até bancadas elevadas no sistema semidropônico. Uma verdadeira imersão neste universo.

Departamento de Agronegócio, órgão ligado à Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), o colhe e pague tem como foco a fruticultura, mas é um projeto que também pode ser implantado para o setor de hortaliças.

O propósito é comercializar um produto com mais qualidade e com preço justo, tanto para o consumidor quanto para o produtor.

Jundiaí

Tribuna de Jundiaí repudia comentário de ataque à comunidade LGBT+

Published

on

Tribuna de Jundiaí repudia comentário de ataque à comunidade LGBT+
Foto: Movimento Aliados

O Tribuna de Jundiaí repudia veementemente qualquer tipo de ameaça ou discurso de ódio, especialmente quando direcionado a um evento pacífico como a Parada LGBTQIA+ de Jundiaí. Acreditamos na importância da diversidade e da inclusão, e a Parada LGBTQIA+ é uma celebração da liberdade de ser quem se é. A comunidade LGBTQIA+ tem o direito de viver com segurança e…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí terá final de semana de muito sol; confira a previsão do tempo

Previsão do tempo mostra que cidade terá máxima de 34ºC no sábado e domingo. Confira.

Published

on

Jundiaí terá dias de sol com nuvens, segundo previsão do tempo
Jundiaí terá dias de sol com nuvens (Foto: Canva)

O final de semana em Jundiaí promete ter dias de sol com nuvens e máxima de 34ºC, segundo a previsão do Climatempo.  O site meteorológico mostra que a mínima é de 14ºC, mas sem previsão de chuva ou frente fria próxima no feriado de 7 de setembro que, neste ano, cai no sábado.  Confira a previsão do tempo em Jundiaí:…

Continue Reading

Jundiaí

Desfile de 7 de Setembro em Jundiaí acontece amanhã; confira a programação

Para o Desfile Cívico de 7 de Setembro em Jundiaí, a avenida Prefeito Luís Latorre, no sentido Centro, estará interditada das 5h às 13h.

Published

on

Desfile cívico do 7 de Setembro em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Desfile Cívico de 7 de Setembro em Jundiaí já tem seu itinerário e a relação de participantes confirmada. A comemoração da Independência do Brasil na cidade ocorrerá no amanhã, sábado (7), com início às 9h, na avenida Prefeito Luís Latorre, no sentido do Centro. Conforme divulgado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), diversas instituições e grupos já confirmaram…

Continue Reading

Jundiaí

Saúde de Jundiaí realizou mais de 40 mil atendimentos em saúde mental em 2024

Durante o ano de 2023, os CAPS de Jundiaí realizaram 81.010 atendimentos, atendendo aproximadamente 1.772 usuários ativos

Published

on

Saúde de Jundiaí realizou mais de 40 mil atendimentos em saúde mental em 2024
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Saúde de Jundiaí compartilhou com o Tribuna de Jundiaí número de atendimentos na Atenção Básica em Saúde Mental. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Jundiaí realizou mais de 44 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais em diferentes níveis de atenção este ano. Mais de 38 mil atendimentos foram realizados nos CAPS e 5.700 na Atenção Básica. Além…

Continue Reading

Jundiaí

ACE Jundiaí oferece treinamento gratuito para Microempreendedores Individuais

O evento acontece no dia 12 de setembro, das 19h às 21h, no 1º andar do Palácio do Comércio da ACE Jundiaí, na Rua Rangel Pestana, 533

Published

on

Fachada ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, por meio do DesenvolvACE Educação Corporativa, está promovendo um treinamento especial e gratuito voltado para Microempreendedores Individuais (MEIs), no dia 12 de setembro, das 19h às 21h. O evento ocorrerá no primeiro andar do Palácio do Comércio, localizado na Rua Rangel Pestana, 533. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. “Abri…

Continue Reading