Educadora lamenta morte de caracol criado como bicho de estimação
Connect with us

Jundiaí

Educadora lamenta morte de caracol criado como bicho de estimação

Para Kátia Lima, Galileu era como um filho

Published

on

Atualizado há

À esquerda, Kátia e ao lado, o caracol Galileu
Kátia é moradora de Jundiaí e trabalha como pedagoga em Várzea Paulista. Apaixonada por animais, ela criou o caracol Galileu. (Foto: Arquivo pessoal)

Não é exagero dizer que o brasileiro ama bichos de estimação. Prova disso é a colocação que o Brasil ocupa entre os primeiros da lista com maior número de pets.

Algumas pessoas, no entanto, deixam que a paixão por animais vá além da adoção de um cão ou gato e, em casa, criam espécies exóticas, mas com igual amor. Esse é o caso de Kátia Regina de Mattos Lima, moradora de Jundiaí.

Recentemente, a pedagoga de Várzea Paulista perdeu um dos seus “filhos”, como carinhosamente chama seus bichos de estimação. Galileu, um caracol que ganhou de presente, morreu depois de cinco anos com a família.

Quem está acostumado com animais mais ágeis ou até mais corriqueiros no dia a dia, pode até se questionar como essa relação funcionava. Mas, Kátia garante: apesar de ser tranquilo, Galileu correspondia seus carinhos e sabia quando a “mãe” estava triste.

“Ele sentia quando eu estava próxima porque saía da casinha. Eu sempre o pegava na mão e o levava no jardim no fundo de casa, dava banho nele, fazia carinho e ele adorava. Se deitava na minha mão ficava todo relaxado. Nós nos correspondíamos olhando um para o outro. Como eu e meu marido falamos, eram olhos nos olhos”, conta a pedagoga.

Galileu com um caracol de jardim nas costas.

Em um dos passeios pelo jardim, Galileu encontrou um amigo, que resolveu pegar carona em suas ‘costas’ (Foto: Arquivo pessoal).

Galileu era muito mimado. Além de todo o cuidado, o que não faltava ao caracol era moradia. Tinha um terrário jardim, com diversas espécies de plantas e um mini lago, um terrário hospital, para os dias em que estava mais quietinho, o convencional, onde ele passava boa parte do dia e o para passeio, que Kátia levava nas viagens para o litoral.

O caracol se despediu da família há pouco tempo e, para Kátia, a dor é similar a de perder um filho. “Meus animais são minha família. Eu e meu marido os chamamos de filhos, então a dor existe realmente”, explica.

“Não importa a espécie do animal, o que importa é o amor que você passa para ele e o que você recebe dele, é dar carinho e cuidado principalmente”.

Amor pelos animais

Além de Galileu, Kátia ainda tem Fish, um peixe de aquário que está na família há oito anos. As cachorras Allegra, uma filhote resgatada das ruas e Ahava, presente de um dos alunos da pedagoga, fecham o álbum de família.

Há alguns anos, Strella e Freud, uma cadela e um caracol de jardim também enchiam os dias da família de amor.

Cada nome, segundo Kátia, é escolhido com carinho. Galileu e Freud, os caracóis, são homenagens aos mestres da ciência.

Enquanto o primeiro faz referência ao astrônomo, que como o bichinho vivia olhando para o céu, o segundo é inspirado no pai da psicanálise, outra área de atuação de Kátia. Strella foi abandonada pelo circo, por isso, ganhou o nome de quem brilha nos palcos.

Depois que ela faleceu, Allegra foi adotada e trouxe consigo a felicidade de volta para a casa. Ahava, por sua vez, significa “amor eterno”, paixão à primeira vista.

 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

 

Jundiaí

TchaKa, rainha das Paradas, fala sobre seu papel na Parada LGBT+ de Jundiaí

Tchaka apresentará a Parada LGBT+ de Jundiaí, que ocorre neste domingo (29), a partir do meio-dia, com início na Praça Rui Barbosa.

Published

on

TchaKa
Foto: Arquivo Pessoal

A drag queen TchaKa, conhecida por ser a apresentadora oficial da Parada LGBT+ de São Paulo e de mais de 40 cidades no Brasil, recebeu um convite do Movimento Aliados, responsável pela organização da programação da Parada, para comandar o evento deste ano em Jundiaí. Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, ela falou sobre a importância de seu papel na…

Continue Reading

Jundiaí

Parque da Cidade de Jundiaí terá corrida de 3km em prol da Associação Mata Ciliar

A EcoRun EuPreservo é uma corrida de 3km que acontecerá em outubro. As inscrição serão abertas no dia 1º de outubro e 20% da verba arrecadada será destinada à Mata Ciliar.

Published

on

Onças-pintadas da Mata Ciliar aproveitam o calor para mostrar suas habilidades na água
Veja como participar da corrida (Foto: Divulgação/Mata Ciliar)

Prepare-se para correr por uma causa nobre! A EcoRun EuPreservo, uma corrida de 3km que une saúde, sustentabilidade e diversão, arrecadará fundos em prol da Mata Ciliar de Jundiaí. O evento está marcado para acontecer no dia 26 de outubro, a partir das 8h, no Parque da Cidade. A concentração e o alongamento terão início às 7h Corrida com propósito…

Continue Reading

Jundiaí

Café Show da ACE Jundiaí trará João Branco, um dos executivos mais influentes do Brasil

Published

on

João Branco no Café Show da ACE Jundiaí, palestrante reconhecido, sorrindo e posando de braços cruzados em ambiente formal.
João Branco, destaque em marketing, será a atração principal no Café Show da ACE Jundiaí - Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

O próximo Café Show da ACE Jundiaí, marcado para o dia 14 de outubro, às 18h30, no Teatro Polytheama, será uma oportunidade única para o associado aprender e se inspirar com um dos maiores nomes do marketing no Brasil. João Branco, ex-vice-presidente de marketing do McDonald’s e reconhecido pela Forbes como um dos dez melhores profissionais da área no País,…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Hospital São Vicente celebra dia do padroeiro em missa especial 

Celebração foi realizada pelo Padre Marcelo Santos e contou com a participação dos diáconos Biagio Calicchio Neto e Antônio Casarim

Published

on

Missa em capela do Hospital São Vicente. Na foto, temos fiéis e o padre em celebração.
Colaboradores, pacientes e acompanhantes estiveram presentes na ocasião (Foto: Divulgação/ HSV)

Nesta sexta-feira (27), foi celebrada na capela do Hospital São Vicente (HSV) de Jundiaí uma missa em celebração ao Dia de São Vicente de Paulo, padroeiro da unidade, pelo Padre Marcelo Santos, Vigário Forâneo da Diocese do município.  A missa contou com a participação dos diáconos Biagio Antonio Calicchio Neto e Antônio Arnaldo Casarim. O superintendente do Hospital São Vicente,…

Continue Reading

Jundiaí

PEAMA de Jundiaí vai para Jogos Latino-Americanos das Olimpíadas Especiais

A delegação participará das competições de atletismo, tênis de mesa e ginástica rítmica. Saiba mais.

Published

on

Atletas do PEAMA de Jundiaí
Foto: PEAMA de Jundiaí/Flicker

A cidade de Jundiaí estará bem representada nos Jogos Latino-Americanos das Olimpíadas Especiais, uma competição voltada a atletas com deficiências intelectuais. As Olimpíadas Especiais serão realizadas entre os dias 3 e 13 de outubro, na cidade de Assunção, no Paraguai. A competição é focada nos atletas de países da América Latina, mas também recebe convidados da Europa. A delegação do…

Continue Reading
Advertisement