Fotógrafo de Jundiaí captura irmãs ribeirinhas com seus 'animais de estimação'
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Fotógrafo de Jundiaí captura irmãs ribeirinhas com seus ‘animais de estimação’

Em um momento em que a Amazônia está em pauta, fotos como a de Eduardo mostram a importância da preservação da floresta

Publicado

em

Fotógrafo de Jundiaí captura irmãs ribeirinhas com seus 'animais de estimação'
Irmãs seguram sucuri, enquanto a do meio tem bicho preguiça no colo (Foto: Eduardo Medrano)

Um dos assuntos mais comentados nos últimos dias são as frequentes queimadas na Amazônia, cuja fumaça chegou à São Paulo na segunda-feira (19) e, em conjunto com uma frente fria, transformou “o dia em noite”.

No entanto, queimadas por lá não são um fenômeno raro: o fotógrafo de Jundiaí Eduardo Medrano, de 46 anos, esteve na Amazônia há cinco anos, justamente registrando fotografias aéreas de queimadas para a ONG Greenpeace.

“De cima víamos tudo. Grandes queimadas. Alguns focos maiores, alguns focos menores. E víamos também pessoas colocando fogo na mata”, recorda.

Durante sua visita à Manaus, capital do Amazonas, Eduardo decidiu fazer uma expedição fotográfica por entre a floresta. Com um barqueiro local, adentrou os rios e, após aproximadamente cinco horas, chegou em uma comunidade ribeirinha.

“Vi casas flutuantes. Lá, eu encontrei três irmas, cada uma com seu ‘pet’. Uma tinha um bicho preguiça, a outra tinha um jacaré filhote e a outra uma sucuri, uma cobra muito grande. Era realmente impressionante”, conta.

Fotógrafo de Jundiaí captura irmãs ribeirinhas com seus 'animais de estimação'

Irmãs ribeirinhas e seus ‘animais de estimação’ (Foto: Eduardo Medrano)

Eduardo diz que as três irmãs pegavam a sucuri com enorme destreza, sem medo algum. O animal, que costuma viver em regiões alagadas como a da Amazônia, pode chegar a medir seis metros.

“Foi uma grande experiência, ver como é a vida dessas comunidades, como aquelas irmãs viviam integradas com aquele ambiente selvagem. Mesmo com uma vida dura, elas estavam ali, felizes e tranquilas”, relembra.

Para ele, a fotografia tem também o papel de conscientizar e, neste caso, mostrar a importância de preservar a cultura dos povos locais, da flora e da fauna da Amazônia.

“Foi uma felicidade enorme ter encontrado essas três irmãs naquele dia, fiquei até emocionado quando tudo passou. Essa foto me traz lembranças, de que existe outro jeito de viver e que temos que respeitar isso. E também ajuda a refletir e conscientizar a falar sobre preservação. Tudo isso é válido”, finaliza.

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 23 de maio, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo
Publicidade