Centro de Convivência ganha cozinha experimental para oficinas de alimentação saudável e fitoterapia
Connect with us

Saúde Pública

Centro de Convivência ganha cozinha experimental para oficinas de alimentação saudável e fitoterapia

Novo espaço também recebe projeto de geração de renda para assistidos do CAPS Adulto

Published

on

Participantes de atividades do CAPS acompanham nutricionista em nova cozinha
Cozinha experimental tem novos utensílios e configuração mais moderna. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

A cozinha experimental entregue pela Prefeitura de Jundiaí ao Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), no Parque Continental, na manhã desta sexta-feira (28), será mais um espaço de integração.

Agora, as oficinas de alimentação saudável e fitoterapia ganham equipamentos mais modernos em um ambiente mais receptivo que, em breve, também recebe o projeto “Cozinhas Tradicionais” do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), como iniciativa de geração de renda e incentivo ao empreendedorismo.

O investimento para a reforma e instalação da cozinha foi de R$ 124.574,23, proveniente do Financiamento de Ações de Alimentação de Nutrição (FAAN) do Ministério da Saúde (MS), além da doação de equipamentos da linha branca e utensílios, no valor de R$ 46.354,30 destinada pelo IDEC – com base na da Lei nº 8.901, de 08 de fevereiro de 2018.

“Saúde é prioridade. O CECCO é mais um espaço destinado a promover a Saúde entre a população. Com a entrega da cozinha experimental, mais atividades serão incorporadas ao espaço para que a população possa utilizá-lo. O CECCO já oferece dezenas de grupos e atividades terapêuticas gratuitas para a promoção do bem-estar físico, mental e espiritual”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

“A cozinha ficou perfeita e criará oportunidades para a realização de cursos. Já fizemos um, no ano passado, aqui no CECCO e a intenção é ampliar a parceria para mais ações”, detalha a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Vanessa Machado, que também participou da entrega do espaço remodelado.

Autoridades das Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí, integrantes do Conselho Municipal de Saúde (Comus), conselho gestor e vereador Arnaldo Ferreira de Moraes também estiveram presentes.

Pronto para uso

Os primeiros a estrearem a nova bancada de inox, geladeiras, fogões, fornos e demais utensílios serão os assistidos pelo CAPS, já na segunda-feira (2).

“A nova cozinha é muito bonita e grande. Assim será possível fazer mais pães de mel e outros doces para ampliar as nossas vendas, pois temos mercado para os nossos produtos”, conta Creusa Maria Narciso, participante do projeto “Cozinhas Tradicionais” há um ano.

A gerente do CECCO, Fernanda Apolônio, informa que todas as atividades desenvolvidas no espaço, além da cozinha, são realizadas gratuitamente para a população.

“Temos atividades de ginástica, Lian Gong, meditação, artesanato, dança circular, acupuntura, alongamento, roda de conversa, ginástica rítmica, entre outras para a participação da população. Basta aos interessados comparecer ao espaço e conhecer as ofertas”, comenta.

O CECCO está localizado na rua Benedito Sérgio de Oliveira, 220, no Parque Continental e funciona das 8h às 17h. O telefone para contato é (11) 4537-3351.

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading

Saúde Pública

Dia D de Vacinação contra a Poliomielite em Jundiaí tem grande adesão

Postos de vacinação registraram grande adesão da população, destacando a importância da imunização infantil.

Published

on

Profissional de saúde administra vacina oral contra poliomielite em uma criança, enquanto outras famílias aguardam na clínica.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Jundiaí, realizado neste sábado (8), registrou um movimento intenso nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quatro postos atenderam ao público ao longo de todo o dia, oferecendo a vacina para menores de 5 anos e realizando a atualização das carteirinhas de vacinação. Depoimentos emocionantes reforçam a importância da…

Continue Reading