Alunos de colégios militares são proibidos de participar de Olimpíada de História
Conecte-se conosco

Educação

Alunos de colégios militares são proibidos de participar de Olimpíada de História

Estudantes atribuem a proibição à tentativa de evitar que eles tenha contato com questões que façam alusão à Ditadura Militar. Campeonato é organizado pela Unicamp

Publicado

em

Atualizado há

Alunos Colégio Militar de Brasília
Alunos do Colégio Militar de Brasília (Foto Lula Marques/ Agência Brasil)

Os 14 mil alunos do Sistema Colégio Militar foram proibidos de participar da 11ª Olimpíada Nacional de História do Brasil.

O motivo é que o Departamento de Educação e Cultura do Exército atribuiu à decisão ao fato do evento “não atender ao interesse da proposta pedagógica do Sistema Colégio Militar”.

De acordo com reportagem do Estadão, representantes tiveram acesso ao conteúdo de algumas questões e consideraram inadequado para seus alunos.

A competição é coordenada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico.

A Olimpíada conta com várias etapas de prova, até a disputa final, que está programada para o segundo semestre, em Campinas.

Ainda de acordo com o Estadão, um dos pontos que desagradaram os militares estava o uso de palavrões em textos das questões.

Opinião dos alunos

A proibição provocou indignação de estudantes. Eles ressaltaram que a medida destoa da conduta adotada nos colégios do sistema, que sempre foi o de incentivo à participação nesse tipo de competição, diz a reportagem do Estadão.

Alunos ainda atribuem a proibição à tentativa do departamento de evitarem que eles tenham contato com questões que façam alusão ao período da Ditadura Militar.

LEIA TAMBÉM:

Professores e alunos protestam contra cortes de Bolsonaro na Educação

Bolsonaro chama manifestantes contra cortes na educação de ‘idiotas úteis’ 

A comunicação foi passada pelos professores e não foi informada qual será a punição para aqueles que desrespeitarem a proibição e participarem das etapas de seleção.

Com informações do Estadão

Educação

Governo de SP abre inscrições para curso online gratuito de Libras

Curso voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão abertas a partir desta sexta (3)

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre nesta sexta-feira (3), às 10h, inscrições para o curso online de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. O curso é gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado. O curso será dividido…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área de Injetoras em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=injetora&pag=1

Continuar lendo

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo
Publicidade